5 ervas e temperos que turbinam seu sistema imunológico

Conheça alimentos capazes de fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no combate a doenças.

Com a pandemia, o cuidado com a imunidade tornou-se fundamental. Felizmente, o caminho que envolve uma vida saudável e um sistema imunológico mais forte não é tão complicado de se trilhar.

Segundo especialistas, a melhor forma de aumentar e revigorar o sistema imunológico se dá por meio da alimentação. Nesse sentido, ervas e especiarias são utilizadas há séculos para fins medicinais, constituindo-se como ferramentas dietéticas potentes para aumentar a imunidade, conforme apontam as pesquisas.

No entanto, vale mencionar que alguns pesquisadores sugerem que é necessário haver mais estudos sobre certas ervas e especiarias e sua eficácia em relação ao sistema imunológico.

O que se sabe até então é que existem propriedades terapêuticas que, em conjunto com uma dieta saudável, fortalecem o sistema imunológico geral. Quer saber quais são essas especiarias para agregá-las na sua dieta? Então, confira a seguir!

Ervas e temperos que fortalecem seu sistema imunológico

Gengibre

De fato, muitas ervas e especiarias são benéficas para a imunidade. Entre elas, o gengibre é um alimento básico na medicina tradicional. Ocorre que, ao longo dos séculos, as pessoas recorreram ao gengibre para tratar dores de cabeça, resfriados, náuseas e vômitos, conforme apontam alguns estudos.

Nesse sentido, pesquisas mais modernas mostram que pode haver algo de precioso nesse tempero. Por exemplo, em um desses estudos, o gengibre fresco impediu a formação de placas do vírus sincicial respiratório (VSR), um vírus comum que causa sintomas leves e semelhantes aos do resfriado.

VEJA TAMBÉM:

Canela

Outra especiaria extremamente benéfica para a imunidade é a canela. De fato, ela possui inúmeras propriedades antioxidantes, mais concentradas do que na hortelã, no gengibre e no alcaçuz, por exemplo. Além disso, essa especiaria também oferece benefícios antifúngicos, antibacterianos e anti-inflamatórios.

Hortelã-pimenta

Em suma, a hortelã-pimenta é um tipo de erva que possui uma variedade de flavonoides em sua composição. Assim, esses compostos vegetais possuem efeitos benéficos para a saúde imunológica. Além disso, a hortelã-pimenta também contém mentol, um composto com efeitos anestésicos e analgésicos, conforme aponta a National Center for Biotechnology Information.

O mentol é regularmente utilizado no tratamento contra gripes e resfriados. Vale ressaltar, entretanto, que é necessário utilizar essa substância com parcimônia, pois pesquisas indicaram que a inalação desse produto afeta o fluxo de ar nasal de crianças. Porém, mais pesquisas precisam ser feitas para comprovar essa hipótese.

Páprica

A páprica é um tempero presente no cotidiano de muitos brasileiros. Além disso, é impossível não associá-la com a saúde imunológica, pois esse tempero ardente possui muitos compostos importantes, como vitaminas C e A, conforme aponta o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América.

Vale mencionar que a vitamina C funciona como um tipo de antioxidante que atua na proteção do corpo contra radicais livres. Desse modo, também ajuda a manter as células do sistema imunológico saudáveis.

Inclusive, muitas pessoas acreditam que a vitamina C pode reduzir a duração do resfriado comum, mas essa afirmação precisa de mais estudos para ser realmente comprovada.

Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria amarela com longa história de uso no âmbito medicinal. Relatos indicam que o tratamento com a cúrcuma era direcionado a condições anti-inflamatórias. Além disso, existe uma série de pesquisas que apontam o consumo dessa especiaria para ajudar a reduzir a inflamação dos tecidos associados ao resfriado e à gripe.

Esse tempero possui como principal composto a curcumina, extremamente potente e capaz de oferecer poderosas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, demonstrando que os marcadores de estresse oxidativo melhoram com o seu uso.

O estresse oxidativo é um tipo de fenômeno causado por um desequilíbrio entre os radicais livres do corpo e os antioxidantes. Quando isso ocorre, os radicais livres são capazes de danificar severamente várias células do corpo humano e, em resposta, o sistema imunológico desencadeia uma inflamação para conter o ataque.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do Portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado