5 coisas que danificam os dentes, mas que quase todo mundo faz

Evite os cinco hábitos listados e mantenha o seu sorriso bonito e saudável.

Manter a saúde bucal exige cuidado diário e bons hábitos de higiene, como visitas regulares ao dentista e escovação periódica. Do mesmo modo, evitar os maus hábitos também é uma forma eficaz de manter o sorriso bonito, e diferente do que muitos pensam, o mau hábito não se limita à ingestão constante de açúcares na rotina alimentar. Existem outros maus hábitos que danificam os dentes e você sequer imagina. Descubra a seguir.

5 Hábitos que podem arruinar os seus dentes

Mastigar gelo

Depois de terminar de beber um drink refrescante, você costuma comer os cubos de gelo que sobram? Mastigar gelo é um hábito incrivelmente comum, especialmente durante os meses quentes de verão. Infelizmente, tal como muitos outros alimentos rígidos, o gelo pode danificar os dentes, o esmalte e as gengivas. Além disso, você corre sérios riscos de acabar com um dente partido ou que precise ser restaurado.

Bebidas carbonatadas em excesso

Beber regularmente bebidas carbonatadas pode levar à erosão do esmalte dos dentes, ao acúmulo de bactérias nocivas e ao desenvolvimento de problemas na saúde bucal, como cáries. Dê preferência à ingestão de água fluoretada, leite ou chá verde ou preto. Estes podem ajudar a fortalecer o esmalte e a proteger os dentes das bactérias da boca.

LEIA MAIS: Colesterol alto: 5 alimentos que baixam o colesterol para você viver bem e melhor

Exagerar na força durante a escovação

É possível exagerar na escovação dos dentes. A Associação Dentária Americana (ADA) afirma que a utilização de uma escova de dentes de cerdas duras ou o emprego de muita força durante a escovação pode danificar as gengivas e os dentes. Para evitar isso, use uma escova de dentes com cerdas macias e escove os seus dentes gentilmente em movimentos largos e circulares.

Roer unhas

Se está procurando um incentivo adicional para parar de roer as unhas, considere os danos que está causando no seu maxilar e dentes. Morder unhas causa disfunção maxilar porque mantém o maxilar numa posição protuberante durante longos períodos. Roer as unhas também pode lascar os dentes. Para vencer esse hábito, pinte as unhas com esmalte próprio para esse fim, que normalmente possui sabor amargo.

LEIA MAIS: 4 benefícios do consumo moderado de álcool na dieta

Fumar

Pode ser cigarros, charutos ou fumo para mascar, todos os produtos do tabaco são prejudiciais para os seus dentes e gengivas. Fumar cigarros reduz a sua capacidade natural de recuperação, fazendo com que os seus dentes se desgastem mais rapidamente. Esses produtos contêm minúsculas partículas abrasivas que são prejudiciais ao esmalte dentário.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado