5 sinais de que você está se doando demais para as outras pessoas
Se você costuma ajudar os outros, pode estar se doando demais sem perceber.
Ajudar os outros é uma atitude muito nobre e formadora de caráter. No entanto, às vezes, pessoas com boas intenções podem prestar ajudas disfuncionais de modo imperceptível.
No entanto, a solução para lidar com essa situação não é parar de ajudar os outros completamente, mas, sim, estabelecer limites ao observar que a ajuda não está sendo saudável.
Assim, a seguir, entenda quais são os sinais que indicam que você está se doando demais para as outras pessoas.
5 sinais de que você está dando muito de si para os outros
A outra pessoa não utiliza sua ajuda para cumprir o prometido
Passar por isso pode ser problemático e até mesmo constrangedor. Se uma pessoa viola os acordos estabelecidos e não faz a parte dela, é necessário parar de dar chances e rever a ajuda.
Se alguém está usando a sua ajuda para escapar das responsabilidades da vida repetidamente, o melhor que você pode fazer é parar de ajudar e deixar essa pessoa desenvolver a sua maturidade sozinha.
LEIA MAIS: 5 sinais se você está sendo manipulada emocionalmente; fique atenta!
Você acredita que está sendo manipulado para ajudar
Muitas pessoas utilizam esse artifício para convencer os demais. Esse tipo de sensação não é nada agradável, portanto, se você estiver ajudando alguém e sentir que essa pessoa está manipulando seu juízo de valor ou te anulando completamente, você deve deixar de ajudá-la. Às vezes, o melhor a ser feito é se afastar de determinadas pessoas.
Sua ajuda é cada vez mais insustentável devido aos seus recursos
De fato, chegar ao ponto de não ter mais recursos para ajudar alguém é um forte indício de que você está se doando demais para as pessoas. É preciso procurar o ponto ideal entre ajuda e sacrifício. Abdicar da sua própria saúde mental e física para ajudar alguém não é nada saudável.
É preciso respeitar o seu bem-estar social e financeiro. Se a ajuda que você está fornecendo estiver te afetando tanto na esfera social quanto financeira, esse é um indício de que você precisa parar com isso.
Sua ajuda está colocando em risco sua honestidade e integridade
Uma ajuda saudável não envolve nenhum tipo de engano ou comportamento que possa prejudicar o outro. Se você está precisando quebrar seu código moral e ético, esse é o momento de parar de ajudar.
LEIA TAMBÉM: Sono em excesso? Conheça 4 doenças que podem ser a causa!
Você está em uma relação de sacrifício
Esse tipo de dinâmica pode ser descrita como unilateral, no qual uma pessoa acaba sendo a doadora e a outra, a receptora, beneficiando somente uma das partes. Muitos relacionamentos, com o passar do tempo, podem chegar a esse ponto.
Assim, se você está ajudando alguém e essa atitude está sendo ruim para você e benéfica apenas para o outro, você provavelmente está se doando demais, de forma que isso afeta diretamente a sua vida pessoal.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.