9 dicas para estudar por longos períodos e manter o rendimento; confira!
Seja para um concurso público ou provas acadêmicas, veja como estudar por longos períodos sem perder o foco
Se você é estudante, bem sabe que precisa se de dedicar aos estudos por horas a fio. Mas, ocasionalmente, sente que a cabeça literalmente “trava”, né? Para ajudar nisso, trouxemos dicas de como estudar por longos períodos de forma mais produtiva.
Porque, sim, o segredo para aprender não é exatamente estudar mais, mas estudar melhor. Ou seja, de nada adianta ficar horas e horas sobre um livro sem que, no final, consiga absorver o conteúdo.
Algumas estratégias funcionam bem para estudar por longos períodos. Seja para concursos públicos ou provas acadêmicas, você vai sentir a diferença na sua produtividade e, sobretudo, ficar mais confiante.
9 dicas de como estudar por longos períodos e manter a produtividade
A seguir, listamos táticas e dicas importantes para que suas longas horas de estudo sejam, de fato, eficazes.
Monte um cronograma
Em primeiro lugar, seja qual for o tempo em que vai estudar, monte um cronograma. Separe momentos do seu dia nos quais vai se dedicar aos estudos. Essa rotina é importante para manter a disciplina, ao mesmo tempo em que insere pausas para descanso.
LEIA MAIS: 3 passos para melhorar sua saúde intestinal – sem mudar sua dieta!
Faça pausas
Quando você precisa estudar por longos períodos, ocasionalmente sente que sua cabeça simplesmente para de absorver o conteúdo. E isso é natural porque o cérebro precisa de um tempo para se oxigenar e, assim, reter informações.
Por isso, no seu cronograma, precisa inserir pausas que permitam a inatividade. Quando retomar as atividades, verá que o rendimento é outro.
Monte um plano de estudo para estudar por longos períodos
Além do cronograma, é importante elaborar um plano de estudos eficiente. O ideal é dividir o material em tópicos para gerenciar o conteúdo a ser estudado. Por exemplo, separar a matéria de Língua Portuguesa entre classes gramaticais.
Durante o estudo, use flashcards para destacar palavras-chave e, assim, memorizar com maior facilidade.
Trace metas
Para estudar por períodos prolongados, também é importante estabelecer metas que guiem seus estudos. Do contrário, parecerá um navio sem rumo, pois não sabe até que ponto precisa estudar naquele dia.
Busque uma motivação
A gente sabe que estudar por longas horas cansa. Sendo assim, vale a pena criar um sistema de recompensas sempre que finalizar uma sessão. Por exemplo, ir ao cinema uma vez na semana ou pedir aquele lanche delicioso no restaurante favorito.
Evite distrações para estudar por longos períodos
Você é do tipo que não resiste a uma notificação no celular? Então, guarde-o na gaveta enquanto estiver estudando. Uma das dicas para estudar por longos períodos é se afastar das distrações, como redes sociais e aparelhos eletrônicos (mesmo a televisão).
Adote uma alimentação saudável
Estudar gasta MUITA energia e, convenhamos, nenhum carro anda bem sem combustível. Por isso, adote uma rotina de alimentação saudável, consumindo todos os nutrientes que o organismo precisa para se manter ativo. Insira na sua dieta, por exemplo:
- nozes
- frutas
- alimentos integrais
São opções ricas em carboidratos e proteínas, nutrientes indispensáveis para fornecer energia. Ao mesmo tempo, evite consumir alimentos doces, pois podem provocar queda na glicemia.
Durma bem
Da mesma forma que estudar por longos períodos sem pausa é ineficiente, ficar sem dormir faz todo o seu esforço ir por água abaixo. Um sono de qualidade é fundamental para a concentração e aprendizado.
O ideal é que você mantenha também uma rotina de sono, com hora certa para dormir e acordar. Assim, garante o mínimo de oito horas por noite.
LEIA TAMBÉM: Desacelere! Veja 5 dicas de ouro para você relaxar mais
Escolha um bom lugar para estudar
A recomendação para estudar por períodos prolongados é escolher um local sem ruídos, barulhos, movimento e distrações. Ainda, equipamentos que favoreçam a ergonomia, como cadeira confortável e mesa na altura correta.
Viu só, como há muitas formas de estudar por longos períodos e, ainda assim, manter a produtividade? A propósito, para aumentar sua bagagem cultural, que tal conhecer cinco livros ótimos para o senso crítico?
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.