Existem óleos essenciais tóxicos para os gatos? Descubra agora!
Saiba se essas substâncias podem fazer mal para os felinos
Os óleos essenciais são excelentes alternativas para tornar o clima mais aromatizado, agradável e tranquilo. Além de ser uma ótima opção para relaxar depois de um dia cansativo de trabalho ou, até mesmo, deixar ainda mais romântico aquele delicioso jantar a dois.
No entanto, para quem tem gatos em casa, é comum que surja os questionamentos: será que existem óleos essenciais tóxicos para gatos? Quais deles são liberados para que não tragam prejuízos para esses pequenos animais?
Portanto, é sobre isso que nós vamos falar no artigo de hoje! Continue lendo esse post até o final para descobrir.
Óleos essenciais tóxicos para gatos: isso realmente existe?
É constatado que a difusão de óleos essenciais, quando em exagero, pode ser tóxico e causar diversos prejuízos para o organismo humano. Podendo causar sintomas, como fadiga e dor de cabeça.
No entanto, ainda não existem estudos suficientes para comprovar a segurança ou toxicidade dos óleos essenciais para os gatos. Por isso, você pode utilizar essas substâncias mesmo tendo felinos em casa, desde que elas sejam difundidas em locais com boa ventilação.
LEIA MAIS: As 4 melhores plantas para quem tem gato! Confira!
Além disso, o ideal é que você difunde apenas pequenas quantidades por períodos de tempo limitados. Dessa maneira, você não causará excessos de óleos essenciais nem para você e sua família, muito menos para o seu gato.
Isso porque, algumas partículas do vapor aromatizado no ambiente não serão prejudiciais, mas é preciso ter muito cuidado com o acúmulo dessas substâncias por horas prolongadas.
Isso porque os gatos não possuem algumas enzimas hepáticas importantes para o metabolismo de alguns componentes dos óleos essenciais.
O mentol, por exemplo, é um dos ingredientes mais utilizados nessas substâncias e é metabolizado principalmente por seres humanos e roedores. Logo, o excesso dessa substância é ainda mais tóxica para os gatos do que para um rato. Podendo causar diversos prejuízos hepáticos.
Você já sabia dessas informações acerca de óleos essenciais tóxicos para gatos? Confira outros conteúdos semelhantes aqui no Lê Mundo!