Mente brilhante: pesquisa revela como manter o seu cérebro jovem e afiado
Os alimentos podem ser fundamentais no processo...
Alimentos que deixam o cérebro mais jovem são muito procurados. Nesse sentido, um estudo recente sugere que um deles pode rejuvenescer o cérebro em até 19 anos. Isso porque o ingrediente reduz o número de placas amiloides e emaranhados no cérebro.
Assim, comer mais espinafre resultou em menos placas cerebrais. Consumidores regulares desse vegetal aparentam ser até 18 anos mais jovens do que os que o ingerem menos.
Apesar da descoberta, vale ressaltar que a pesquisa destaca que hábitos saudáveis de vida são as melhores armas contra a demência.
Sobre a pesquisa
O estudo envolveu 581 pessoas, com idade de 84 anos em média no momento da avaliação. Os voluntários concordaram em doar seus cérebros quando morressem para apoiar a pesquisa. Assim, ainda em vida, os participantes foram examinados em detalhes em relação à sua alimentação, especificamente quanto às categorias de alimentos que eles consumiam.
Resultado da pesquisa
Cerca de 39% dos participantes do estudo experimentaram a demência antes de morrer. Outros 66% preencheram os critérios para a doença de Alzheimer no exame pós-morte. Durante a autópsia, uma equipe examinou os ossos cerebrais dos participantes para determinar a quantidade de placas amiloides e proteínas tau, ambos indicadores para a doença.
Os pesquisadores autopsiaram os cérebros dos participantes. Então, após isso, classificaram a qualidade da dieta de cada pessoa usando os dados de hábitos alimentares que coletaram.
Em seguida, ajustaram os dados para fatores como idade da morte, sexo, educação, ingestão total de calorias e predisposição genética para a doença de Alzheimer.
Assim, descobriu-se que as pessoas que aderiram à dieta mediterrânea tinham pequenas quantidades de placas e emaranhados em seus cérebros, como se fossem 18 anos mais jovens que os outros participantes.
Essa dieta recomenda vegetais, frutas e pelo menos três porções de peixe por semana. Embora a pesquisa não prove que uma dieta saudável diminui os reservatórios radiais de placas amiloides, de fato existe uma relação entre elas.
Conclusão
O estudo concluiu que seguir uma dieta saudável com vegetais folhosos pode ser uma maneira de as pessoas melhorarem a saúde do cérebro e protegerem a cognição à medida que envelhecem.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.