Doença de Alzheimer é diagnosticada em uma pessoa de 19 anos

Paciente chinês é a pessoa mais jovem documentada a desenvolver a doença.

A doença de Alzheimer é uma doença devastadora, pois afeta a memória e a independência dos indivíduos afetados. É tipicamente associada a idosos, mas também pode afetar indivíduos mais jovens em alguns casos. Recentemente, um paciente chinês de apenas 19 anos foi considerado a pessoa mais jovem a desenvolver a doença de Alzheimer. Continue lendo e entenda mais sobre esse caso que chocou a comunidade médica.

Um quadro extremamente raro

O caso foi relatado neste ano no Journal of Alzheimer’s Disease. O paciente, um jovem chinês de 19 anos, começou a sofrer de perda de memória e declínio cognitivo quando tinha apenas 17 anos. Os sintomas se agravaram gradativamente e, por fim, o paciente recebeu o diagnóstico de Alzheimer.

Os pesquisadores realizaram diversos testes para chegar ao diagnóstico conclusivo. Análises do cérebro mostraram atrofia do hipocampo bilateral e hipometabolismo no lobo temporal bilateral, marcadores da doença. O caso é bastante raro, pois apenas 5 a 10% das pessoas diagnosticadas com Alzheimer têm menos de 65 anos.

No caso do paciente chinês de 19 anos, não é claro o que o levou a desenvolver a doença de Alzheimer com tão pouca idade. Porém, os autores do estudo sugerem que os fatores genéticos podem ter desempenhado um importante papel no desenvolvimento precoce da condição, mas ainda são necessárias mais investigações para determinar a causa exata.

LEIA MAIS: Sinais que podem indicar que uma pessoa tem esquizofrenia

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta o cérebro. Além disso, ela provoca no cérebro o acúmulo de fragmentos de proteínas chamadas placas beta-amiloides. Esse acúmulo interrompe o funcionamento normal dos neurônios e provoca a sua morte.

A morte dos neurônios leva à perda de tecido cerebral, que pode resultar em uma série de sintomas, incluindo perda de memória, confusão, mudanças de personalidade e dificuldade com as tarefas diárias. Esse é o mesmo quadro de sintomas apresentado pelo jovem chinês.

As causas da doença de Alzheimer não são bem compreendidas, mas existem vários fatores de risco conhecidos. Estes incluem idade, genética, estilo de vida, como dieta e exercício, e certas condições médicas, como diabete e pressão arterial elevada. Em casos raros, a doença pode ter como causa mutações em genes específicos herdados de um progenitor.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado