5 alimentos que podem provocar intoxicação alimentar – para ter atenção redobrada!

Consuma com cuidado estes alimentos.

Um cientista americano de saúde intestinal revelou os cinco principais alimentos que causam intoxicação alimentar. Assim, em um vídeo em seu Instagram, Jordan Haworth confirmou que os alimentos podem causar problemas intestinais em longo prazo e levar à síndrome do intestino irritável.

A doença é uma condição comum que afeta o sistema digestivo com sintomas que incluem inchaço, cólicas estomacais, flatulência, diarreia, constipação, alterações de humor, náuseas, dores no corpo e incontinência.

Alimentos que causam intoxicação alimentar

Não lavar bem frutas e verduras, assim como não cozinhar carnes, frangos e peixes, pode ser prejudicial à saúde, pois tais alimentos podem conter bactérias e fungos que causam intoxicações, resultando em diarreia, vômitos, náuseas, desidratação, entre outros.

Nesse sentido, pesquisadores do Consumer Reports classificaram os alimentos comprados regularmente em supermercados pelo número de surtos, mortes e doenças que causaram nos Estados Unidos entre 2017 e 2022. Assim, compilaram uma lista dos alimentos com maior probabilidade de causar intoxicação alimentar entre os consumidores.

Lembrando que não estamos dizendo que as pessoas devem evitar completamente esses ingredientes. Afinal, eles são geralmente seguros, além de muitas vezes serem parte importante de uma dieta saudável.

Folhas verdes

Durante o período do estudo, cientistas identificaram a contaminação por água de irrigação como a principal causa de cerca de 4,3 milhões de casos de intoxicação alimentar e 11 mortes atribuídas ao consumo de vegetais, como alface, rúcula e repolho.

Isso porque as vacas têm bilhões de bactérias perigosas, como E.coli e listeria, em seus intestinos. Assim, quando os animais defecam, soltam as bactérias no solo, onde estas podem ser levadas para o reservatório de água. Então, máquinas podem sugar essa água “suja” e usá-la para irrigar plantações, pulverizando as bactérias diretamente nos vegetais.

LEIA MAIS: 20 plantas que são venenosas – e o que elas provocam!

Carne moída

A carne moída ficou em segundo lugar na lista de alimentos com maior probabilidade de deixar alguém doente. Isso porque bactérias dentro das entranhas das vacas podem se instalar nos bifes, por exemplo.

Geralmente, os microrganismos que ficam na parte externa da carne morrem durante o cozimento. No entanto, eles podem sobreviver se a carne não tiver um preparo adequado ou for malcozida.

Cebola

As cebolas servem para dar sabor às refeições. Porém, segundo o relatório, elas são responsáveis ​​pelo maior número de casos de intoxicação alimentar desde 2017.

Assim como os vegetais, elas podem sofrer contaminação com salmonela por meio das irrigações e conter excrementos de pássaros selvagens. Em 2020 e 2021, houve grandes recalls de cebolas dos tipos vermelha, branca e amarela, todos devido à contaminação por salmonela.

Mamão

Em quarto lugar na lista, estão os mamões. Esses frutos podem ser contaminados com salmonela por meio de sistemas de irrigação.

Pesquisas anteriores mostraram que os mamões também podem ser contaminados nas fábricas, ao serem lavados em água com baixo teor de cloro, o que permite a proliferação de bactérias.

LEIA TAMBÉM: Consome a semente de mamão? Veja 3 riscos de sua ingestão excessiva!

Farinha

Por fim, temos a farinha. À medida que o trigo cresce no campo, a água contaminada ou os excrementos de animais podem atingir a superfície dos grãos. Quando eles são moídos para tornar-se farinha, as bactérias não são mortas, acabando na mistura.

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.