Por que os dedos ficam enrugados na água? Veja o motivo surpreendente!
Aparentemente, essa é uma característica que herdamos de nossos antepassados, embora não nos seja mais tão necessária.
Basta que passemos alguns minutos na piscina ou até mesmo debaixo do chuveiro para notar que os dedos ficam enrugados. Trata-se de uma reação normal, mas que ainda assim motiva a curiosidade de muita gente quanto à sua explicação. Se essa também é uma dúvida sua, confira a seguir por que os dedos ficam enrugados na água.
Teorias iniciais e o que diz a ciência
Por muito tempo, mais precisamente até a década de 1930, acreditava-se que havia uma absorção da água em nosso corpo. Inclusive, ainda há quem acredite que é isso que acontece com o próprio corpo após alguns momentos na água. Entretanto, os indícios científicos apontam que isso remete ao nosso passado evolutivo e nossos antepassados.
LEIA MAIS: Você sabe o que a frutose pode estar fazendo com o seu cérebro? Veja as descobertas de novo estudo!
Dessa forma, podemos dizer que é uma herança evolutiva, já que permaneceu conosco, embora já não faça mais tanto sentido em nossa vivência. Nesses casos, a ciência acredita que a tendência é que essa característica, assim como outras heranças evolutivas, comece a desaparecer nos próximos milênios. Mas, antes, vamos entender para que servia essa função.
No caso, os cientistas descobriram que é uma reação involuntária do sistema nervoso autônomo, que se trata da parte do sistema que faz a manutenção da respiração e frequência cardíaca. Assim, o que ocorre é a contração dos vasos sanguíneos abaixo da pele com o objetivo de nos ajudar a pegar objetos molhados ou que estão debaixo da água.
Uma habilidade anteriormente necessária
Segundo essa teoria, os nossos antepassados precisavam bem mais das mãos para pegar objetos debaixo d’água, mas essa não é mais uma realidade. Ainda assim, a reação permaneceu em nosso corpo e ainda pode exercer a função em caso de necessidade. Isso foi o que constatou uma equipe de neurocientistas da Universidade de Newcastle, do Reino Unido.
LEIA TAMBÉM: Sai pra lá! 7 dicas para identificar que uma pessoa está mentindo para você!
Em 2013, essa equipe colocou um grupo de pessoas para tentar pegar objetos secos e molhados com as mãos secas e também após certo tempo debaixo d’água. Assim, os resultados mostraram que os dedos enrugados, de fato, se mostraram úteis para a manipulação de objetos molhados, o que ajuda a comprovar a teoria.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.