Consumir álcool faz mal ao coração? Confira!
Veja quais danos o álcool pode causar no corpo!
Será se o álcool faz mal ao coração?
As bebidas alcoólicas fazem parte da grande maioria das confraternizações, festas, eventos, aniversários, etc. O álcool é um tipo de droga legalizada, e que tem importante papel nas relações sociais.
Entretanto, a lista de malefícios do seu uso em excesso é extensa, como acidentes de carro, agressões, quedas, etc., sem falar dos malefícios ao próprio corpo, como obesidade, dislipidemia, hipertensão e danos ao coração.
Portanto, quer entender mais sobre como o álcool faz mal ao coração? Leia abaixo.
LEIA MAIS: O que cura ressaca de cerveja? 5 dicas para curá-la rapidamente!
O álcool faz mal ao coração?
Como o álcool atua no organismo
Ao ingerir a bebida alcoólica, ela é rapidamente digerida pelo estômago. E, ao ser absorvida no intestino, é transportada pela corrente sanguínea até os tecidos e demais órgãos. Pois é solúvel, assim como a água.
Com isso, o álcool adentra rapidamente alguns órgãos importantes, como o cérebro, rins, fígado e é claro, o coração.
Então, o fígado é um dos que mais sofrem com isso. Pois terá que metabolizar todo esse álcool para eliminar via urina, pois, para o corpo o álcool é tóxico.
LEIA MAIS: Os 4 principais alimentos prejudiciais ao fígado!
Danos ao coração
Agora, vamos entender melhor como o álcool faz mal ao coração.
Ao chegar no coração, o álcool causa fibrilação atrial, que é um tipo de arritmia cardíaca, alterando o compasso do batimento do coração. Assim, essa irregularidade potencializa o surgimento de coágulos intracardíacos, o que pode provocar infarto ou AVC.
Além disso, a bebida também vai dificultar a ação de algumas enzimas cardíacas. Deixando as células musculares do coração fracas, o que é chamado de cardiomiopatia alcoólica. Então, essa cardiomiopatia dificultará a distribuição sanguínea, provocando dificuldade de respiração, fadiga, inchaço nos membros, e outros danos.
LEIA MAIS: 5 Sintomas de Infarto que você não conhece e são muito comuns!
Outras questões que afetam o coração
O álcool também vai proporcionar alterações metabólicas na saúde do corpo, que indiretamente também podem causar danos ao coração.
Um exemplo disso é o excesso de calorias do álcool (sim, o álcool possui 7 kcal a cada grama), que vai levar ao ganho de peso e obesidade, que está intimamente relacionado à piora da função cardíaca.
Ademais, ele também irá desregular os níveis de gordura do corpo, elevando a concentração de colesterol LDL e diminuindo o colesterol HDL (que é o colesterol bom). Assim, facilitará o depósito de gordura nas paredes dos vasos, potencializando o risco para ataques cardíacos e AVC.
Gostou desse conteúdo? Para ler mais sobre esse e outros assuntos, é só clicar aqui!
LEIA MAIS: Confira 8 alimentos para se livrar da ressaca!