Veja 5 erros que fazem o seu metabolismo diminuir – e mude já!
Se você está tentando perder peso, algumas atitudes podem acabar por diminuir seu metabolismo e dificultar este processo.
O estilo de vida que você leva pode deixar seu metabolismo lento, o que pode ser prejudicial para o seu organismo, já que pode haver alguns sintomas indesejáveis, bem como dificuldade na perda de peso.
Além disso, com o metabolismo lento, o ganho de peso fica ainda mais fácil de acontecer, e há maior propensão à obesidade, aumentando o risco de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão e dislipidemias, além de outras condições comuns nessa situação.
Por isso, hoje citaremos alguns hábitos que você pode estar adotando e que prejudicam seu metabolismo, cujos efeitos a longo prazo podem ser indesejáveis.
Ser sedentário
Fazer atividade física é essencial para manter seu organismo funcionando corretamente, queimando calorias e secretando os hormônios necessários para o seu bem-estar. Se você trabalha sentado e permanece sentado durante o resto do dia, você queima pouquíssimas calorias, acumulando a maior parte do que você come.
Você não precisa fazer exercícios intensos, embora seja melhor, mas uma leve caminhada já ajuda a levar uma vida menos sedentária e a queimar um pouco das calorias ingeridas. Além disso, seu metabolismo irá acelerar conforme você se movimenta.
LEIA MAIS: 7 alimentos para acelerar o seu metabolismo e ajudar no emagrecimento!
Beber bebidas açucaradas
Estudos indicam que pessoas que consomem regularmente bebidas açucaradas em suas dietas apresentam uma queda considerável na taxa metabólica. Esse efeito é ainda mais pronunciado em pessoas com sobrepeso e obesidade.
Além disso, o consumo excessivo desse tipo de bebida pode causar doenças como resistência à insulina e diabetes, bem como o acúmulo de gordura no fígado.
Dormir pouco
Estudos comprovam que poucas horas de sono também podem diminuir seu metabolismo e aumentar a probabilidade de ganho de peso. Indivíduos saudáveis que dormem entre 4 e 5 horas por dia podem apresentar uma redução de 2,6% na taxa metabólica.
Quem dorme durante o dia, em vez de à noite, também enfrenta uma diminuição no metabolismo. Esse tipo de resultado pode aumentar o risco de doenças cardíacas, depressão e diabetes.
Comer pouca proteína
O efeito térmico das proteínas é maior do que o dos carboidratos, o que significa que seu corpo queima mais calorias ao ingeri-las, aumentando sua taxa metabólica. Quando você consome menos proteína do que deveria, esse processo fica mais lento.
Para manter a taxa metabólica normal durante a perda de peso, é ideal consumir entre 0,5 g e 1,2 g de proteína por quilo de peso corporal.
LEIA TAMBÉM: Emagrecer ou perder peso? Veja qual é melhor e trace já as suas metas
Comer menos de mil calorias
Para perder peso, é ideal criar um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que gasta. No entanto, ingerir pouquíssimas calorias pode prejudicar seu metabolismo, deixando-o ainda mais lento.
Além disso, quando o corte de calorias é muito drástico, o metabolismo tende a se adaptar, dificultando a perda de peso em vez de auxiliar. O ideal é manter o déficit calórico em níveis moderados, de modo que a perda de peso seja controlada, sem afetar outros indicadores.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.