Direito ou esquerdo: qual lado do cérebro você usa mais?
Entenda a diferença entre essas regiões.
O cérebro humano há muitas curiosidades e fatos interessantes, como o fato dele possuir regiões específicas para diferentes tarefas. Nesse sentido, muitas pessoas contam com dúvidas em relação ao seu lado dominante.
Visto que o esquerdo é muitas vezes associado à capacidade analítica e lógica, enquanto o direito é ligado às habilidades artísticas. E aí, qual desses você acha que mais utiliza?
Todo mundo tem um lado dominante?
Antes de tudo, é importante entender que até então, não existe um lado dominante no cérebro. Na verdade, as duas regiões costumam trabalhar em conjunto nas mais diversas atividades, como simples conversações, resolver problemas ou simplesmente pensar.
Isso ocorre porque eles estão ligados por uma série de fibras nervosas, chamadas de corpo caloso, o que acaba facilitando sua comunicação. Claro, um lado ou outro pode estar mais ativo em alguns momentos, mas isso é algo que depende muito mais do problema com qual a pessoa está lidando.
LEIA MAIS: 4 conselhos rápidos para deixar o seu dia mais leve e feliz
O cérebro funciona como uma máquina
Muitos cientistas costumam não gostar dessa divisão entre lado esquerdo e direito, pois é algo que pode confundir os mais leigos. Segundo os especialistas, o órgão é como uma máquina, onde cada uma das regiões representa uma engrenagem. Dessa forma, uma precisa da outra para funcionar da forma mais rápida e eficiente possível.
Logo, até mesmo em tarefas mais simples, como conversar, os lados trabalhando em conjunto. Inclusive, caso um dos hemisférios cerebrais chegue a falhar, outra poderá ocupar o seu papel por um tempo, impedindo que o nosso “sistema” acabe desligando.
É por esse motivo que pessoas que nascem sem uma dessas partes ou as perdem, continuam com uma vida normal, muitas vezes sem sequela alguma.
Logo, mesmo que o lado esquerdo seja melhor para gerar detalhes e o direito para identificar padrões, ambos conseguem desempenhar o papel do outro em caso de uma ausência.
Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal diretamente no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.