Afinal, quando devo dar banho no meu cachorro? Tire suas dúvidas!
Idade, condições de saúde e tipo de pelagem são fatores determinantes sobre quando dar banho no cachorro
Você, que é tutor ou tutora de um doguinho, com certeza tem a maior preocupação com o seu bem-estar. Alimentação, vacinas, roupinhas e passeios, por exemplo. Mas, e quanto à higiene? Sabe quando deve dar banho no seu cachorro?
Aliás, essa é uma dúvida bastante comum entre pessoas com pets em casa. Embora a limpeza seja essencial para a saúde do animal, a frequência dos banhos é um cuidado também a se tomar.
A verdade é que, ao contrário do ser humano, tanto cães quanto gatos não precisam daquela quantidade diária de chuveiros. Pelo contrário, o excesso até pode fazer mal. Por isso, tire suas dúvidas sobre quando dar banho no cachorro de uma vez por todas!
LEIA MAIS: O que a posição em que o seu cachorro dorme revela sobre ele?
Quando devo dar banho no cachorro?
A princípio, a frequência vai depender da pelagem do animal. Cachorros de pelo mais longo precisam tomar banho a cada quatro semanas, os de pelo mais curto, a cada 6 a 8 semanas, e os de pelo médio, a cada 4 a 6 semanas.
No inverno, evidentemente, o animal precisa tomar menos banho em razão das baixas temperaturas. Caso contrário, pode até adoecer. Por outro lado, as temperaturas mais altas do verão já permitem a frequência que já citamos. E, no meio disso, temos a primavera.
Neste período, costuma chover mais, então, os banhos devem ser regulados para que o bichinho não fique úmido demais.
Saúde e idade
Além da pelagem e clima, outros fatores que influenciam sobre quando dar banho no cachorro são saúde e idade. Inicialmente, doenças como cinomose recomendam até a ausência desse tipo de higienização para não comprometer as defesas do animal. Por isso, caso seu cãozinho tenha alguma condição especial de saúde, o ideal é buscar a orientação do veterinário.
A idade também pesa neste quesito! Filhotinhos só devem tomar banho após três meses de vida e, sobretudo, ter o cronograma vacinal em dia. Os tutores de cachorros idosos, por sua vez, precisam ter equilíbrio na higienização, pois as defesas são mais frágeis nesta etapa. Por fim, cães adultos, principalmente ativos, podem ter um planejamento de banhos mais consistente.
Dicas para dar banho no cachorro
Mais do que saber quando dar banho no cachorro, é preciso ter cuidados em como fazer isso. Em primeiro lugar, prestar atenção à temperatura da água, nem quente nem fria. Ademais, utilizar produtos adequados, tanto para cães quanto pelos, saúde e pelagem.
Por fim, secar bem o animal após o banho e evitar que ele seja exposto a mudanças bruscas de temperatura.
E nos gatos? Preciso dar banho?
Infelizmente, as redes sociais são cheias de vídeos virais tratando o comportamento de gatos durante o banho como piada. A verdade, porém, é que este momento costuma ser bem desagradável para os felinos.
De modo geral, os gatos são muito higiênicos e, literalmente, tomam seu próprio banho. Neste caso, higienizá-los em casa ou clínicas, mesmo especializadas, não é recomendado. Principalmente se o gatíneo não tiver acesso à rua.
LEIA TAMBÉM: 6 alimentos bons para o cérebro: quem não AMA o 6º da lista?
No entanto, há tutores e tutoras que, apesar de não recomendado (mesmo!), permitem as tão temidas e famigeradas “voltinhas”. O ideal é que isso não ocorra, mas caso aconteça, aí sim, é preciso dar banhos periódicos para eliminar sujeiras.
Finalmente, gatinhos com algum problema de pele, como dermatites, podem tomar banhos terapêuticos. Mas, sempre sob orientação profissional.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a tirar suas dúvidas sobre quando dar banho no seu cãozinho. Lembre-se de levar em consideração todos os fatores envolvidos, como a pelagem, o clima, a saúde e a idade do animal.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.