Por que cachorros correm atrás dos carros? Descubra o motivo!
Você provavelmente ja se deparou com algum cachorro correndo atrás de um carro. Veja aqui por que isso acontece!
Nesse mundo, cheio de incógnitas, incertezas, um fato é certo: os cães são realmente animais extremamente peculiares. Quem nunca estava passeando pela rua, vivendo o dia-a-dia, e deparou-se com um cachorro correndo atrás de algum carro ou moto? Isso é mais comum do que pensamento, sem sombra de dúvidas.
Quando isso ocorre, algumas vezes nos perguntamos: por que esse cachorro está correndo atrás desse carro? Caso o cão realmente conseguisse pegar o carro, um veículo que deve pesar cem vezes mais que o cachorro, o que ele faria? Você também possui essa dúvida milenar? Confere aqui que nós te explicamos por que isso acontece.
Por que cachorros sempre correm atrás dos carros?
De fato, estima-se que a principal razão pela qual os cachorros passam o dia todo perseguindo carros é mais fácil de explicar do que imaginamos: o instinto.
Evidentemente, como todos os animais que habitam o planeta Terra, incluindo os seres humanos nessa questão, também, os cachorros são guiados pelos seus instintos herdados através de séculos e séculos de evolução e adaptação. Então, como os cães são parentes próximos de lobos, seu maior instinto é realmente perseguir as presas.
Analisando por essa perspectiva, os carros nada mais são do que presas para os cachorros que eles podem capturar e caçar. Desse modo, quando um cachorro vê um carro extremamente barulhento movimentando-se rapidamente pela rua, seu instinto, automaticamente, é de correr atrás desse monstro de quatro rodas e pegá-lo.
LEIA MAIS: Descubra quais são os 13 cachorros mais rápidos do mundo
Além disso, para os cachorros, pouco importa se no final da perseguição eles pegaram ou não o veículo, uma vez que o instinto natural se sobressai dos demais, fazendo-o correr atrás do veículo incessavelmente.
Por conseguinte, é válido salientar que os cachorros não se limitam a correr atrás dos carros: eles correm atrás, também, de bicicleta, skate, moto, qualquer veículo que passe correndo por eles.
O hábito também é uma grande influência na perseguição dos cães. Assim, quando eles pegam gosto pela adrenalina de correr atrás de um veículo, passam a refazer essa movimentação de forma repetitiva. Simplesmente, não conseguem parar de correr atrás dos veículos, tornando-se um vício.
Todas as raças de cães perseguem igualmente os carros?
Obviamente, durante o processo de modificação genética dos cães, a humanidade obteve alguns cães extremamente domésticos, pequenos, com especificidades. No entanto, o instinto natural dos cachorros é uma condição genética, fazendo com que, qualquer cachorro possa perseguir carros ou qualquer veículo que possua rodas.
Todavia, de fato, algumas raças de cachorros podem sim perseguir veículos mais do que outras raças. Nesse sentido, estima-se que as raças que mais perseguem carros são cães do grupo Pastoreio, como os próprios pastores alemães e border collies.
LEIA MAIS: 6 alimentos que cachorro não pode comer – Confira!
É perigoso deixar meu cachorro correr atrás de um carro?
A resposta dessa questão é simples: SIM. Mesmo que seja uma coisa engraçada ver um cão correndo rapidamente atrás de um veículo, isso é um comportamento extremamente perigoso para o animal.
A maioria dos acidentes que ocorrem com cachorros na rua são vinculados a atropelamento, e isso é ocasionado por essa perseguição. Isso pode, portanto, acabar deixando seu animal de estimação com graves sequelas, seriamente ferido, e, na pior das hipóteses: morto.
Então, o melhor que você pode fazer é reduzir esse comportamento, não deixando seu cachorro ter acesso contínuo a rua, inclusive cães que acabaram tornando-se agressivos. Nesse caso, podem até machucar pessoas que estão passando de bicicleta ou de skate.
O ideal, para a segurança do seu animal, e das demais pessoas, é criá-lo dentro do seu pátio, com todo o amor, cuidado e atenção. O ambiente da rua não é para seu animalzinho, ali podem conter doenças e perigosos que só colocam a vida do seu pet em risco, O lugar do seu animal de estimação é no conforto do lar, longe de perigos.
E na hora de fazer o passeio, procure mantê-lo, sempre que possível, junto a si com uma coleira.
Confira mais conteúdos curiosos como este no Lê Mundo.