Por que a nossa orelha fica vermelha? Veja 7 possíveis causas!
Você sabe por que a orelha fica vermelha? Não sabe? Confere aqui que nós te mostramos alguns exemplos!
Provavelmente você já deve ter ouvido um jargão você está tão brava que está com fumaça saindo da orelha!. No entanto, embora essa frase seja meramente figurativa, realmente existem pessoas cujas orelhas esquentam tanto que são sentidas ao toque. Nesse sentido, geralmente, quando alguém está com a orelha quente, ela acaba ficando com uma cor vermelha, além de ser acompanhada por uma forte sensação de queimação às vezes.
No entanto, você já parou para se perguntar quais seriam as possíveis causas que deixam a orelha vermelha e com uma sensação de queimação? Confere aqui que nós te contamos porque nossas orelhas esquentam às vezes!
Por que a nossa orelha esquenta? 7 possíveis causas
Reações a algumas emoções!
De fato, nossas orelhas realmente podem acabar ficando vermelha devido a reações emocionais. Essas reações podem ser tanto raiva, como ansiedade e constrangimento.
LEIA MAIS: Por que os mosquitos voam próximo aos ouvidos? Entenda!
Alternância abrupta de temperatura!
De fato, temperaturas extremamente frias, ainda mais quando passam por uma mudança abrupta, podem acabar causando vasoconstrição. Quando isso ocorre, automaticamente, o fluxo sanguíneo fica um pouco difícil. Você pode perceber que pessoas costumam esquiar ou praticar snowboard, quando o corpo possui essa troca abrupta de temperatura, acabam ficando com nariz e orelhas vermelhas.
Infecção no ouvido pode deixar sua orelha vermelha!
Em suma, tanto adultos quanto crianças estão propensos a ter algum tipo de infecção no ouvido. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Geralmente, os adultos só experimentam a dor no ouvido, audição limitada ou drenagem de ouvido. Nas crianças, essa podem experimentar sintomas como dor de cabeça, febre, perda de equilíbrio e até mesmo falta de apetite. Além disso, as infecções podem acabar deixando sua orelha vermelha e causar uma grande sensação de queimação.
Alguma alteração hormonal!
Muitas vezes, no caso das mulheres, se as orelhas começam a ficar vermelhas constantemente entre os 40 e 50 anos, isso pode ser um sinal da menopausa ou até mesmo outras alterações hormonais, que são causadas por uso de determinados medicamentos.
LEIA TAMBÉM: Afinal, o fone intra-auricular prejudica a audição? Veja os efeitos!
A síndrome da orelha vermelha (RES)!
De fato, existe uma síndrome que se chama Síndrome da Orelha Vermelha (RES) que nada mais é do que uma condição rara que envolve queimaduras e dor na orelha. Essa síndrome pode ser ocasionada por atividades que são normais do dia-a-dia, como o próprio estresse, movimentos do pescoço, etc. Essa síndrome pode afetar tanto uma quanto as duas orelhas, e também pode ser acompanhada de uma dor de cabeça extrema, ou seja, uma enxaqueca.
Queimaduras solares também podem causar vermelhidão nas orelhas!
Queimaduras causadas pelo sol, como em qualquer outra parte do corpo, podem acabar deixando a sua orelha vermelha. Então, se suas orelhas acabaram ficando quentes depois de você ficar um tempo significativo exposto ao sol, provavelmente deve ser uma queimadura solar se sua orelha ficar avermelha, esfolada e descascando.
Eritromelalgia!
A Eritromelalgia é uma condição raríssima que é caracterizada pela vermelhidão e dor intensa nas extremidades do corpo. Além disso, em alguns casos raros, o resultado é o rosto e as orelhas ficarem vermelhos. No entanto, é importante destacar que essa condição rara geralmente é provocada por temperaturas quentes e excesso de exercícios.
Destarte, essa podem ser algumas das causas da sua orelha vermelha. No entanto, é fundamental deixar claro que você deve sempre procurar um especialista para saber realmente qual é o seu problema com a finalidade de descobrir qual é o melhor e mais eficiente tratamento.
Gostou de conhecer essas possíveis causas para orelhas vermelhas? Continue navegando pelo Lê Mundo para conferir mais conteúdos como este!