Como saber se eu tenho bruxismo? 5 sinais para você ficar atento!
Existem algumas formas de saber se você tem ou não bruxismo. Confere aqui como descobrir se você esta rangendo os dentes!
Como saber se eu tenho bruxismo se estou dormindo durante a noite? Veja a seguir!
O bruxismo é um termo técnico para a movimentação de ranger os dentes. Nesse sentido, é importante destacar que essa é uma condição prejudicial que pode acabar acarretando sérios problemas para a sua saúde bucal.
Em vista disso, caso você esteja passando por isso enquanto está dormindo, isso pode ser um sinal de que realmente esse problema esteja se desenvolvendo e se agravando.
No entanto, como saber se você está rangendo os dentes enquanto dorme sem ter alguém acordado te analisando para dizer se isso é real ou não? Na realidade, existem alguns meios de você saber se está apresentando bruxismo ou não. Confira aqui que nós te contamos.
Como saber se eu tenho bruxismo? Quais sinais demonstram isso?
De fato, a melhor forma de descobrir se você realmente está rangendo os seus dentes à noite é procurar por determinados sinais e sintomas. Não obstante, é importante deixar claro que os principais sintomas do bruxismo estão ligados diretamente a: dores de cabeça, sono interrompido, aumento da sensibilidade dentária, desconforto na articulação temporomandibular e dor consistente na mandíbula, orelha ou pescoço, especialmente na hora de acordar, após dormir durante a noite.
Dores de cabeça
De fato, se você estiver com dores de cabeça frequente logo após de acordar de uma noite de sono, isso é um sinal bem provável de que você esteja com bruxismo.
Despertares noturnos
Caso você esteja começando a experimentar recentemente despertares noturnos, isso pode ser um sinal vermelho.
A apneia do sono ou outro distúrbio relacionado ao sono, juntamente como qualquer um dos outros sintomas que foram mencionados, pode ser sim um sinal de que você está com o bruxismo e rangendo seus dentes durante o turno da noite.
LEIA MAIS:
- Escovar os dentes demais faz mal? Confira!
- Veja os 7 melhores alimentos para ter dentes fortes e saudáveis!
Aumento da sensibilidade dentária
Caso você esteja rangendo seus dentes durante a noite, enquanto dorme, o esmalte dos seus dentes será consistentemente desgastado e eventualmente isso acabará fazendo com que seus dentes fiquem muito mais sensíveis que o normal.
Desse modo, caso você esteja comendo alimentos que antes não causavam dores de sensibilidade nos seus dentes, possivelmente você está rangendo seus dentes durante a noite e isso pode ser um grande problema.
Mandíbula tensa, dor de orelha ou pescoço
Em casos no qual você comece a sentir consistentemente uma dor irregular tanto na sua mandíbula, quanto na orelha e no pescoço, isso pode ser um forte indício de que você está rangendo os dentes enquanto está dormindo.
Isso é explicado pelo excesso de movimentos desses músculos nessas áreas no momento em que você está dormindo e rangendo os seus dentes.
Além disso, algumas dores de dentes podem fazer você sentir como se essa dor estivesse vindo diretamente da sua orelha. Então, caso essas dores no seu ouvido de repente comecem a correr e estejam ligadas a qualquer um dos outros sintomas que foram mencionados nesta lista, possivelmente é melhor você notificar o seu dentista e marcar uma consulta.
Isso quer dizer que esse sintoma é um forte indício de que você realmente esteja com bruxismo e precise de tratamento.
Desconforto na ATM (articulação temporomandibular)
De fato, a disfunção de ATM e o bruxismo são condições que estão relacionadas, na qual o ranger dos dentes pode acabar piorando ou acarretando a desconforto na ATM.
Além disso, os sinais de disfunção da ATM estão relacionados a dores e ao agravamento do funcionamento dos músculos e das articulações da mandíbula.
Por fim, vale acrescentar que o bruxismo está ligando muito a fatores como a idade, o estresse, ao comportamento agressivo, ao uso de medicamentos e até mesmo a distúrbios do sono em geral.
Portanto, em períodos de altos níveis de ansiedade, assim como no caso de pessoas com traços agressivos ou em uso de alguns medicamentos, o bruxismo pode surgir ou se intensificar.
A melhor forma de combater o bruxismo é procurar um dentista que irá dizer qual é o melhor tratamento para combater esse problema.
Confira mais conteúdos como este no Lê Mundo.