4 alimentos que deixam o seu corpo inflamado e que você deve evitar!
Os alimentos inflamatórios aumentam o risco do desenvolvimento do câncer e doenças cardiovasculares
Quem nunca se sentiu inchado, com um terrível desconforto estomacal e com uma enxaqueca ou azia que sempre vai e volta? Pois saiba que tudo isso pode ser sinal de que você está com o corpo inflamado e os alimentos inflamatórios são uns dos principais causadores destes problemas!
Além de tudo isso, eles podem aumentar também os riscos do desenvolvimento de doenças crônicas, como: colesterol alto, diabetes mellitus, obesidade, síndrome metabólica e hipertensão arterial.
Desse modo, confira a seguir, o que são os alimentos inflamatórios, quais são eles e por que você precisa reduzir o seu consumo no dia a dia!
O que são os alimentos inflamatórios?
Os alimentos inflamatórios são aqueles que favorecem ou intensificam o estresse oxidativo no nosso organismo. Sendo assim, eles estimulam o nosso corpo a produzir inúmeras reações químicas que vão liberar substâncias que geram um ambiente inflamatório, afetando negativamente a nossa saúde e bem-estar.
Com isso, o nosso corpo fica exposto a diversos tipos de desequilíbrios que podem levar a danos no DNA das células e além de problemas no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gordura. Sendo assim, as consequências dessa inflamação (que pode se tornar crônica) vão desde o envelhecimento precoce da pele até doenças crônicas e autoimunes.
4 alimentos que deixam seu corpo inflamado
Alimentos ricos em açúcar
Apesar de o açúcar ser extremamente prazeroso, os sorvetes, biscoitos recheados, caldas e doces, quando consumidos rotineiramente, fazem muito mal para o nosso corpo. Já que eles também são feitos com açúcar invertido, um tipo de açúcar industrializado que ajuda a melhorar a textura e sabor desses alimentos, e é muito inflamatório para o nosso organismo.
Alimentos embutidos
As carnes processadas como a salsicha, presunto, peito de peru, linguiça e bacon são ricas em sódio, gorduras trans e glutamato monossódico, um realçador de sabor extremamente tóxico e artificial. Desse modo, elas aumentam o nível de colesterol LDL no sangue, o que favorece para os casos de aterosclerose, infarto e AVC.
Alimentos fritos e gordurosos
As frituras, além de serem muito calóricas e ricas em gorduras saturadas, também são umas das maiores causadoras de desconfortos estomacais como a azia. Além disso, quando consumidas exageradamente, elas podem causar mau humor, já que elas reduzem os níveis de triptofano no corpo, um aminoácido que participa do processo de ativação da serotonina.
LEIA MAIS: Os 6 alimentos que mais causam gases: confira quais são!
Bebidas alcoólicas e refrigerantes
Por fim, os refrigerantes e as bebidas alcoólicas são ricos em açúcar, principalmente aquelas que são mais fermentadas, como é o caso da cerveja. Além disso, mesmo que seja sem açúcar, os refrigerantes zero possuem adoçantes artificiais em sua composição, que também são altamente inflamatórios.
Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!