4 Dicas para acabar com a Retenção de Líquidos de vez!
Conheça algumas maneiras infalíveis para desinchar e perder alguns quilos na balança
A sensação de inchaço causada pela retenção de líquidos provoca muitos desconfortos, que vão desde a uma roupa mais apertada e desconfortável a um cansaço maior em realizar as tarefas diárias.
Infelizmente, esse problema é muito comum entre as mulheres, principalmente no período da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Ficando ainda mais evidente o inchaço na região da barriga, nas pernas e nos pés. Além de também estimular o surgimento de celulites.
Sendo assim, várias são as maneiras que você pode utilizar para prevenir e acabar com a retenção de líquidos no seu dia a dia. Confira a seguir quais são elas!
4 dicas para acabar com a retenção de líquidos
Faça drenagem linfática
Uma das maiores queridinhas entre as mulheres, a drenagem linfática é uma espécie de massagem suave. Onde ela é feita com movimentos bem marcados para que se tenha o resultado almejado. Por isso, ela é uma excelente estratégia para eliminar a retenção de líquidos e trazer a sensação de leveza para o nosso corpo.
Porém, o efeito é passageiro, portanto, caso você persista ingerindo muito sal e industrializado no seu dia a dia, caso não realize novas drenagens linfáticas, notará o retorno da retenção de líquidos.
Além disso, uma boa ideia é associar a drenagem linfática a um dos métodos a seguir, para garantir um resultado mais duradouro.
Chás diuréticos também são ótimas opções
Como o próprio nome já diz, os chás diuréticos são responsáveis por aumentar a diurese no nosso organismo. Ou seja, aumentar a produção e liberação de urina. Com isso, essa retenção de líquidos acaba sendo “eliminada” pela urina. No entanto, é muito importante que você beba bastante água enquanto toma os chás para não causar o efeito rebote.
Isso mesmo, como você irá urinar mais, caso não ingira mais líquidos, poderá acabar gerando desidratação, o que causará mais celulite e outras complicações. Não se esqueça que a água é fundamental para que ocorram as reações químicas do nosso organismo. Inclusive, é essencial para que ocorra a eliminação de toxinas.
Por fim, exemplos de chás diuréticos: hibisco, carqueja, oliveira, cavalinha, chá verde, salsinha, canela com gengibre, cabelo de milho e centelha asiática.
Porém, sempre confira antes se você não possui contra-indicação para as substâncias acima mencionadas!
Você também pode tomar remédios diuréticos
Em casos mais graves ou em situações em que a retenção de líquidos não acaba mesmo com os cuidados naturais, os remédios diuréticos também podem ser usados para que o desinchaço seja mais eficaz.
No entanto, só um médico poderá prescrever esses medicamentos. Sendo assim, é necessário que você procure um profissional de sua confiança para avaliar melhor o seu caso e prescrever as dosagens mais adequadas para o seu corpo. Visto que as medicações diuréticas não são recomendadas para todos os casos
Coma bem e pratique exercício físico
Por último, mas não menos importante, a prática de exercício físico e uma boa alimentação são fundamentais tanto para a prevenção da retenção de líquidos quanto para que todas as dicas anteriores sejam ainda mais eficazes.
Na verdade, esse é um dos principais pontos para que você reduza a retenção de líquidos. Visto que a atividade física irá melhorar a sua circulação sanguínea, o que facilitará a eliminação de líquidos e toxinas pelo seu corpo.
Lembrando também que o seu consumo de água precisa estar sempre adequado, pois a desidratação é um dos principais causadores do inchaço corporal. Isso mesmo, parece contraditório, mas a pouca ingesta hídrica é um dos maiores vilões da saúde quando se trata de retenção de líquido.
Por fim, você já adotou alguma dessas técnicas?
Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!
LEIA MAIS: Os 4 melhores exercícios para evitar a osteoporose! Confira!