Se a bebida tem menor teor alcoólico, posso tomar mais doses? Confira!
Veja qual é a quantidade ideal que as pessoas devem tomar por dia para evitar riscos à saúde
Independentemente do estilo de vida que a maioria das pessoas está buscando nesses últimos tempos, os mercados de bebidas, tanto aquelas com alto teor alcoólico como aquelas com teor mais baixo, não param de crescer. Segundo uma pesquisa feita pela IWSR (Drink Market Analysis) – que é uma agência de mercado de bebidas e análise de dados – em 2021, a indústria de bebidas de zero e baixo ABV (álcool por volume) cresceu 6%, representando 3,5% de toda a indústria de bebidas para adultos. Ainda segundo essa agência, esse pico não está mostrando sinais de desaceleração desde então.
Porém, o que esses mercados têm feito é não maximizar a quantidade de álcool existente nas bebidas, o que acaba sendo algo muito benéfico. Mas, para que as pessoas possam diminuir os riscos que essas bebidas podem trazer para a saúde, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, elas devem tomar apenas duas doses por dia, caso sejam homens, e apenas uma se forem mulheres. Isso, porque as mulheres, ao nascer, tendem a absorver e metabolizar o álcool de uma forma diferente que os homens.
O que podemos considerar como uma bebida alcoólica?
De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo, uma bebida considerada “padrão” possui cerca de 14 gramas de álcool puro na sua composição, encontrados nas seguintes porções: 355 ml de cerveja normal com 5% de ABV; 148 ml de vinho com 12% de álcool; 44 ml de licor com 40% de álcool.
LEIA MAIS: Bebidas sem álcool é a nova tendência – Veja 5 dicas para parar de beber!
As recomendações de bebidas são as mesmas para as que têm menor ABV?
A quantidade de bebida é algo muito importante que deve ser avaliado, assim como o teor alcoólico de cada uma. Sendo assim, é fundamental que você saiba o teor de álcool presente em cada tipo de bebida como:
- vinho: pode variar entre 5% e 23%;
- cerveja: geralmente entre 3% e 13%;
- licor: entre 15% e 50%.
Então, caso o foco seja apenas o nível de álcool, a resposta para essa pergunta será “não”. A quantidade de álcool ingerida deve ser sempre monitorada, independentemente do teor alcoólico dela. Beber em excesso, seja com bebidas de baixo ou alto teor alcoólico, pode causar problemas de saúde e prejudicar a capacidade de raciocínio. É importante seguir as recomendações de consumo moderado de álcool e não exceder a quantidade diária recomendada.
Caso tenha gostado deste artigo e queira ver muitos outros, acesse o site do Lê Mundo!