O perigo invisível de reaproveitar potes de sorvete; entenda o problema!
Entenda os riscos de se reutilizar os potes de sorvete para armazenar outros alimentos
Guardar os potes de sorvete para armazenar alimentos na geladeira, principalmente o feijão, já se tornou um traço de personalidade do brasileiro. É verdade que os potes se tornam vasilhas úteis e versáteis, seja para congelar refeições ou guardar a cebola picada para o dia seguinte. No entanto, essa tradição não tem aprovação dos especialistas da área da saúde devido aos potenciais riscos que ela pode trazer. Continue lendo e confira quais são.
Risco invisível
Se você pensou que o risco à saúde advém do material plástico dos potes, se enganou. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a exposição humana ao plástico da embalagem não representa uma ameaça à saúde, embora a organização admita que ainda é necessário realizar novos estudos sobre o assunto.
O verdadeiro problema de utilizar, ou melhor, reutilizar potes de sorvete para armazenamento de alimentos é a possibilidade de proliferação de microrganismos patogênicos. A OMS alerta para o perigo da reutilização por conta própria, visto que essas vasilhas foram produzidas para armazenar um tipo específico de produto e para serem utilizadas por um número limitado de vezes.
LEIA MAIS:
- Dentes sensíveis ao comer: 5 alimentos que você deveria evitar!
- Como conservar morango na geladeira por mais tempo? 3 dicas práticas!
Redução do risco não resolve o problema
É possível reduzir o risco de contaminação por bactérias ou outros microrganismos higienizando o pote adequadamente. Isso pode ser feito, segundo especialistas, utilizando-se sabão neutro e esfregando-se vigorosamente a superfície interna dele, para, em seguida, enxaguá-lo com água fervente.
No entanto, o uso contínuo e desgaste da superfície do plástico resulta em pequenas ranhuras que se tornam o local perfeito para a fixação de microrganismos, dificultando cada vez mais a limpeza. O ideal é trocá-lo pelo acondicionamento em materiais de vidro ou metal, que são superfícies lisas e de fácil higienização.
Os mesmos riscos se aplicam a outros recipientes de plástico, como as garrafas PET, que costumam acumular ainda mais microrganismos devido à dificuldade de limpeza. Mas você pode reaproveitar os potes de sorvete para organizar os materiais de limpeza na lavanderia ou utilizá-los como vaso de planta.
Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Lê Mundo no seu celular!