5 mitos e verdades sobre comidas que você precisa conhecer ainda hoje

É importante se informar antes de confiar em mitos populares.

Hoje em dia, temos mais informações disponíveis, mas isso pode dificultar diferenciar entre notícias verdadeiras e falsas, chamadas de “fake news”. Como não poderia ser diferente, isso também acontece na área da nutrição, onde mentiras são contadas como se fossem verdades. Para ajudar as pessoas a fazerem escolhas alimentares melhores, vamos discutir as verdades e desmentir os principais mitos sobre comida.

Confira 5 mitos e verdades sobre alimentos

Açúcar engorda mais do que gordura

Falso – A primeira coisa que você precisa saber é que os lipídios (gorduras) acabam fornecendo mais calorias do que os carboidratos presentes no açúcar. Cada grama de açúcar consumida fornece ao nosso corpo 4 calorias, enquanto um grama de gordura fornece 9 calorias. A gordura, portanto, contém mais do que o dobro de calorias que o açúcar.

LEIA MAIS: Você não deveria ingerir adoçantes artificiais sem antes saber disso

O sal rosa dos Himalaias é mais saudável

Falso – A diferença é que não é refinado e contém outros minerais, como o ferro, que dá a cor rosa ao sal. No entanto, não há evidências científicas de que o sal rosa do Himalaia oferece benefícios à saúde, nem há diferença significativa entre o consumo de sal comum e o sal rosa.

Ovos aumentam o colesterol, por isso, devemos evitar o consumo

Falso – Devido ao seu alto teor de colesterol, o ovo era considerado prejudicial à saúde, uma vez que altos níveis de colesterol no sangue estão altamente ligados ao desenvolvimento de doenças coronarianas e cardiovasculares.

A gema do ovo é rica em colesterol, e embora comer muitos ovos aumente o colesterol, não foi cientificamente comprovado que comer gemas de ovo aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

LEIA MAIS: 6 utilidades incríveis dos saquinhos de sílica que te farão economizar uma grana

Comer maçã “escura” não faz mal

Verdadeiro – O escurecimento da fruta diminui seu valor nutricional e causa alteração no sabor. A cor escura da fruta faz com que muitas pessoas não queiram prová-la, mas ao contrário do que muitos pensam, a cor escura não significa que a fruta não pode ser comida, apenas há uma diminuição de vitaminas presentes no alimento.

Não precisa eliminar carnes vermelhas da dieta

Verdadeiro – Não é necessário eliminar a carne vermelha da sua dieta. Apenas recomenda-se reduzir o consumo de carnes com gorduras e equilibrar a quantidade da proteína na hora da ingestão.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o nosso portal de notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado