Heróis ou Vilões? Veja os benefícios e malefícios dos adoçantes artificiais!

Você sabia que existem malefícios e benefícios em consumir os adoçantes artificiais? Confere aqui que nós te contamos!

Abandonou o açúcar e não sabe se adoçante artificial é uma boa escolha? Então confira a seguir os benefícios e malefícios dos adoçantes artificiais!

Não é novidade para ninguém que as pessoas possuem gostos distintos. Alguns sujeitos preferem tomar bebidas geladas, outros preferem tomar bebidas quentes. Alguns preferem comer lanches e outros preferem comer comidas saudáveis. Algumas pessoas preferem ingerir bebidas doces e outras preferem bebidas amargas, um exemplo desse último pode ser o próprio café.

Nesse sentido, os adoçantes artificiais passam a oferecer uma solução para as pessoas que não querem fazer a ingestão do açúcar, mas querem tomar uma bebida doce, sem as altas calorias que existem no açúcar refinado e em outros tipos de açúcar.

Porém, nesse universo de consumo de adoçantes artificiais, existe uma dúvida que gira em torno da seguinte premissa: será que os adoçantes artificiais podem ser um risco à saúde das pessoas? Confira a seguir que nós te contamos!

O que é um adoçante artificial?

Em suma, os adoçantes artificiais são adoçantes que possuem baixa caloria, que incluem adoçantes artificiais e adoçantes não nutritivos, comumente utilizados em alimentos, bebidas, doces, pastas de dentes e em alguns medicamentos.

E quais os tipos de adoçantes artificiais que existem então? Acessulfame de Potássio; Aspartame; Neotame; Sacarina; Sucralose; Stevia; Luo han guo e A advantame.

Quais são os malefícios de consumir adoçantes artificiais?

Possível ligação com algumas doenças!

De fato, inúmeros estudos vêm examinando a relação de algumas doenças aos adoçantes artificiais. Na realidade, os estudos apontam algumas ligações com diversos cânceres e doenças ao adoçante artificial.

Em vista disso, atualmente, a FDA dos Estados Unidos reconheceu que os adoçantes artificiais como GRAS (Geralmente reconhecido como seguro)). No entanto, algumas pesquisas que estão prontas para serem publicadas provavelmente irão tirar alguns adoçantes artificiais desta lista e bani-los dos Estados Unidos devido aos seus efeitos.

A ingestão de produtos químicos artificiais pode ser prejudicial à saúde!

Na realidade, a maior parte dos adoçantes artificiais, com a exceção de alguns álcoois de açúcar e do stévia, de fato, são produtos químicos artificiais que não são encontrados na natureza.

Isso, então, acaba sugerindo que o corpo humano não se adaptou ou evoluiu biologicamente para lidar com esse tipo de alimento químico. Estudos apontam que a presença de produtos desse tipo no organismo podem causar mutação celular.

O adoçante artificial pode gerar dependência de açúcar!

Em síntese, simplificando, como os adoçantes artificiais não são realmente açúcar, eles podem, de fato, não satisfazer os desejos de açúcar das pessoas.

Isso, então, pode acabar desencadeando uma vontade brusca de comer mais açúcar, o que é completamente inapropriado para o corpo humano.

LEIA MAIS:

Sua saúde intestinal pode piorar!

Mesmo que os adoçantes artificiais não sejam calóricos e não sejam absorvidos, eles podem atingir a microbiota intestinal, o que pode afetar sua composição e função e contribuir para o desenvolvimento da síndrome metabólica.

Nessa perspectiva, um estudo apontou que a sacarina, sucralose ou aspartame pode desenvolver um estado de intolerância à glicose.

Quais são os benefícios de fazer uso dos adoçantes artificiais?

Doce sem utilizar açúcar!

Um dos principais benefícios é poder fazer a ingestão de doce sem açúcar. Isso reduz muito a quantidade de calorias.

Permite controlar melhor as calorias consumidas!

O uso dos adoçantes artificiais possibilita que os sujeitos possam fazer a ingestão de bebidas doces sem a grande quantidade de calorias que existe no açúcar. A maioria desses não contém realmente calorias zero, mas realmente possuem menos calorias que o açúcar.

Uma opção para diabéticos e pré-diabéticos!

De fato, os adoçantes artificiais não alteram a glicemia, que nada mais é do que o açúcar no sangue, da mesma maneira que o açúcar real age no nosso organismo. Assim, o uso desses adoçantes permite que as pessoas consigam gerenciar o diabetes ou o pré-diabetes.

Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!

 

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado