Afinal, beber álcool após exercício físico faz mal?

Muitas pessoas gostam de tomar uma bebidinha depois do treino, mas será que isso traz algum prejuízo para o corpo?

Quem tem uma rotina de trabalho e treino, pode desejar no final de semana se reunir com os amigos e tomar aquela cervejinha gelada, ou mesmo terminar o dia tomando algumas taças de vinho. Qual seja a bebida que você aprecia, será que isso faz mal após seu treino?

Muitas pessoas têm dúvidas se podem beber enquanto treinam, e a resposta é: sim! Se você é uma pessoa saudável, pode beber, sim. No entanto, é preciso pensar nas consequências que isso pode levar ao seu condicionamento e construção corporal.

Então confira qual efeito a bebida alcóolica pode ocasionar no seu corpo, e se é uma boa ideia ingeri-la após o exercício físico.

É uma boa ideia beber álcool após o exercício físico?

Se o seu objetivo com o exercício for construir massa muscular, essa não é uma boa ideia. Isso porque o álcool diminui sua recuperação muscular, devido a diminuição nos seus níveis de testosterona, dificultando ainda mais a síntese de proteína.

Além disso, quando você bebe, seu corpo entende aquela entrada de álcool no organismo como uma toxina, dessa forma, ele vai tentar eliminá-lo antes de qualquer coisa. Assim, sua queima de gordura e a síntese muscular ficam inibidas, inibindo também seu ganho de resultados com o treino.

No entanto, se essa ingestão não acontecer de forma regular, e for aquele encontro de vez em quando com os amigos, ou um vinhozinho para desestressar durante a noite, não haverá uma diferença tão grande a longo prazo.

LEIA MAIS: 7 hábitos fitness que destroem o seu corpo após os 30 anos

Quanto tempo esperar após o treino para beber?

A verdade é que não existe um tempo exato, mas o ideal é que antes de começar a beber, os eletrólitos perdidos durante o treino sejam repostos por meio da hidratação. Neste caso tomar uma quantidade considerável de água, ou uma bebida rica em eletrólitos é o ideal antes de começar a beber.

Por isso, o indicado é que se espere pelo menos uma ou duas horas antes de ingerir bebida alcóolica, e neste intervalo reponha a hidratação. Isso evita também que seu organismo receba a bebida de forma errada, como ficando bêbado mais rápido ou com algum sintoma ruim de embriaguez.

Outra coisa que você precisa cuidar é a quantidade de álcool ingerida, já que é isso que vai definir como será sua recuperação muscular. Quando a quantidade de álcool é pequena, seus músculos conseguem se recuperar, mesmo que em uma velocidade menor.

Porém, se você exagerar no consumo, o álcool pode realmente inibir a recuperação muscular, e você terá um treino perdido. Por isso se hidrate e controle a quantidade ingerida.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.