4 dicas para uma alimentação saudável e gostosa sem gastar quase nada
Estas dicas podem ajudar a sua vida financeira.
Você pode pensar que entrar em uma loja de produtos naturais ou ir ao corredor de alimentos orgânicos no mercado do seu bairro custará muito dinheiro. Mas a verdade é que uma alimentação saudável pode, sim, caber no orçamento.
Ou seja, surpreendentemente, após decidir parar de comer alimentos ultraprocessados, você pode começar a economizar dinheiro! E, além disso, uma dieta saudável mudará sua aparência e sua saúde. Portanto, para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas de como se alimentar de modo saudável com baixo orçamento.
Como se alimentar de modo saudável economizando?
Planeje suas refeições
Planeje suas refeições, ou seja, invista em um cardápio semanal. Se você não sabe como prepará-lo, peça orientação a um nutricionista. Esse planejamento não só ajuda você a se alimentar melhor, como também otimiza seu tempo no mercado, pois você já sairá de casa sabendo exatamente o que vai precisar para aquela semana e, consequentemente, conseguirá economizar, comprando a quantidade certa de cada alimento.
LEIA MAIS: 4 coisas que acontecem no seu corpo quando você toma refrigerante zero
Compre produtos congelados
Os benefícios de comprar alimentos congelados ficaram mais evidentes com o passar do tempo. No entanto, cozinhar e armazenar mantimentos no freezer sempre foi uma realidade para muitas famílias brasileiras. Afinal, quem nunca abriu o congelador e encontrou feijões no pote de sorvete?
Logo, consumir alimentos congelados, como verduras, legumes, etc., ajuda na praticidade e na diversidade, uma vez que você não precisa se preocupar em preparar o alimento diariamente e, além disso, o congelamento garante qualidade e sabor.
Considere comprar marcas “genéricas”
Comprar produtos da marca do próprio supermercado ou de marcas desconhecidas pode economizar muito dinheiro em suas compras. Em comparação com produtos de marcas conhecidas, esses itens chegam a ser 50% mais baratos, e na maioria das vezes você nem consegue sentir diferença na produção ou no sabor do alimento.
LEIA MAIS: 4 doces que diabéticos podem comer e não sabem – e são deliciosos
Cultive sua própria comida
Cultivar sua própria comida em um jardim ou horta economizará muito dinheiro em produtos. Assim, você pode ter suas frutas, legumes e ervas favoritas em seu próprio espaço.
Além da economia, nesse caso, ainda existe o impacto ambiental positivo, como a redução das emissões de combustíveis fósseis e dos resíduos plásticos.
Existem alguns alimentos fáceis de cultivar, como cebola, pimentão, pepino e ervas (como manjericão ou salsa). Esses alimentos também não necessitam de um espaço grande para serem plantados.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.