Segredo da longevidade: 5 alimentos que as pessoas centenárias consomem!

O segredo para chegar aos 100 anos pode estar na alimentação.

A ideia de uma vida longa sempre foi atrativa para a maioria das pessoas. À medida que envelhecemos, torna-se cada vez mais importante manter uma dieta saudável. Não existe uma pílula mágica para longevidade, mas uma pesquisa descobriu que há alimentos associados a indivíduos que chegaram aos 100 anos. Ficou interessado? Então continue lendo para conhecer as “zonas azuis” e os alimentos que aumentam a longevidade.

O segredo das “zonas azuis” do mundo

Uma pesquisa de referência sobre longevidade foi realizada por Dan Buettner e publicada no livro “Zonas azuis: a solução para comer e viver como os povos mais saudáveis do planeta”, no qual ele revela os principais fatores que fazem com que essas pessoas vivam mais, melhor e com mais saúde.

Para reunir essas informações, Buettner viajou por diversas regiões do mundo para encontrar as “zonas azuis”, lugares com a maior concentração de pessoas com mais de 100 anos. E o que ele descobriu é que, nessas regiões, a dieta das pessoas consiste em alimentos frescos e nutritivos que são pouco ou não processados. Por isso, abaixo estão listados 5 desses alimentos e suas informações. Confira!

LEIA MAIS: Você se considera uma pessoa insegura? Veja 5 hábitos de pessoas naturalmente confiantes!

5 alimentos consumidos por pessoas centenárias

Legumes

Legumes como grão-de-bico, lentilhas e feijão são uma excelente fonte de proteínas, fibras e ferro. Assim, o consumo regular de leguminosas tem sido associado a um risco reduzido de doenças cardíacas e pode também ajudar a melhorar o controle de açúcar no sangue.

Grãos integrais

Grãos integrais como arroz, quinoa e aveia são ricos em fibras, o que pode ajudar a regular a digestão e a manter um peso saudável. Eles contêm também vitaminas e minerais que são importantes para a saúde. As pessoas costumam consumi-los na forma de pão e massas.

Queijo de cabra

O queijo de cabra é uma boa fonte de proteínas, cálcio, vitaminas e minerais, como vitamina A, fósforo e potássio. Ele possui teor menor de lactose, calorias e gorduras quando comparado a outros tipos de queijo.

Vinho tinto

O vinho tinto contém um composto chamado resveratrol, presente na casca das uvas tintas. O resveratrol é um tipo de polifenol, que é um grupo de antioxidantes que pode ajudar a proteger o corpo contra os danos causados pelos radicais livres.

LEIA TAMBÉM: Veja os 7 melhores alimentos para ter dentes fortes e saudáveis!

Frutas frescas

Frutas frescas têm sido associadas à longevidade devido ao seu elevado teor de nutrientes, particularmente vitaminas, minerais e antioxidantes. Frutas como laranjas, limões, uvas, maçãs, peras e figos são muito consumidas por indivíduos da “zona azul”.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.