6 Alimentos que causam dor de estômago e que você deveria evitar!
Esses alimentos podem piorar os seus sintomas, portanto, cuidado!
Dor no estômago é coisa séria. Por isso separamos aqui os principais alimentos que causam dor de estômago para você retirar da sua dieta!
A sensação de queimação, inchaço, distensão e dor que pode levar dias para desaparecer incomoda muitas pessoas. Principalmente depois de um final de semana regado a comidas gordurosas e, muitas vezes, bebidas.
E, não falamos apenas de bebidas alcoólicas, às vezes até mesmo um suco pode ser responsável pela irritação no estômago.
Com isso, se você pretende retomar à sua alimentação normal e aliviar a dor, é importante saber quais os principais alimentos que causam dor de estômago e que devem ser retirados da sua alimentação.
Alimentos que causam dor de estômago
Frituras e alimentos gordurosos
Os alimentos fritos absorvem boa parte do óleo utilizado. Então, essa gordura em excesso leva longos períodos para ser digerida no estômago, potencializando ainda mais a dor.
Junto a isso, você também deve evitar cortes de carnes gordurosos como a picanha, maminha, toucinho e bacon também, pelo menos até que a dor no estômago tenha passado.
LEIA MAIS:
- Dor de Estômago? Confira os 7 melhores alimentos para acabar com o desconforto!
- O 6 piores alimentos para refluxo! Confira!
Leites e derivados
O consumo de leite e derivados em excesso também pode atrapalhar a melhora do seu estômago.
Isso porque os laticínios também são ricos em gordura e proteína, ambas levam mais tempo para serem digeridas. Nesse caso prefira os laticínios desnatados.
Além disso, os sintomas estomacais relacionados ao consumo do leite não ocorrem apenas em quem possui intolerância ou alergia alimentar ao produto. Podendo ocorrer até mesmo em alguém que não seja portador de outras doenças, já que esses laticínios costumam possuir aditivos e antibióticos.
Pimenta
Comidas picantes podem irritar ainda mais seu estômago, potencializando a azia e a dor. Dessa forma, prefira os alimentos com pouco tempero e pouca pimenta, para dar um alívio para seu estômago.
Refrigerante e bebidas gaseificadas
As bebidas gaseificadas de forma geral possuem grande quantidade de gás. Esse gás também incomoda o estômago, aumentando a distensão abdominal e a dor.
Junto a isso, a quantidade de açúcar dessas bebidas é bastante alta! O que pode provocar diarreia por desequilíbrio osmolar.
E o mesmo vale para as bebidas gaseificadas zero açúcar, pois são ricas em aditivos e polióis, causando também piora dos sintomas digestivos.
Embutidos
Os embutidos como calabresa, salsicha, presunto, paio e outros são ricos em sal, gordura, nitrato e muitas outras substâncias químicas. Essas substâncias em excesso causam uma irritação generalizada em todo trato gastrointestinal, atrapalhando a melhora do estômago.
Café e chás
Essas bebidas possuem elevadas quantidades de cafeína, que quando em altas quantidades podem incomodar o estômago. Além de atrapalhar a digestão e ainda provocar irritação no intestino e aumento de gases.
Lembrando que a dor no estômago é um sinal de que algo não está bem. Portanto, o ideal é mudar a sua alimentação como um todo e reduzir no seu dia a dia ou até evitar o consumo de alimentos que te causam esse sintoma.
Quer ler mais temas sobre o assunto? Então confira no site Lê Mundo outras matérias como essa!