5 alimentos que são ricos em cafeína e você nem imaginava
Além do café, alimentos inesperados aumentam a ingestão de cafeína diária; confira quais.
Presente no cafezinho diário, a cafeína é uma substância capaz de estimular o sistema nervoso e nos manter despertos. Porém, quando consumida em excesso, ela pode se tornar uma vilã para a nossa saúde. Embora seja o mais popular, o café não é o único produto rico em cafeína, e você pode estar ingerindo muito mais dessa substância por dia do que imagina por meio de outros alimentos que a contém.
Confira 5 itens alimentícios ricos em cafeína
Chá
O chá é uma fonte natural de cafeína, que pode ser encontrada principalmente nos chás verde, mate e preto. Embora o teor dessa substância varie na bebida de acordo com a maturação das folhas utilizadas na fabricação de cada uma, em geral, uma xícara de chá preto pode conter até 60 mg de cafeína, enquanto uma de mate possui até 30 mg e, o verde, 40 mg.
LEIA MAIS: Você não deveria ingerir adoçantes artificiais sem antes saber disso
Refrigerante
Os refrigerantes de sabores como Coca e Guaraná possuem cafeína em sua composição devido à matéria-prima que origina essas bebidas. Embora possua uma menor quantidade que o café e o chá, uma lata de Coca-Cola (350 ml) tem, em sua composição, 35 mg de cafeína, e uma lata de Pepsi pode conter até 39 mg. Por outro lado, uma lata de guaraná possui apenas 2 mg da substância.
Chocolate
O chocolate reúne vários compostos estimulantes além da cafeína, como a teobromina e teofilina, que se originam a partir da mesma matéria-prima: o cacau. O teor da substância presente no chocolate varia conforme a origem do cacau, no entanto, 100g de chocolate ao leite contém até 30 mg de cafeína, e o amargo, até 70 mg.
LEIA MAIS: 5 receitas fáceis e sofisticadas com repolho para fugir do convencional
Energéticos
Essas bebidas carbonatadas são amplamente utilizadas como estimulante de disposição e humor, sendo a cafeína um dos principais ingredientes de sua composição. É difícil estimar a concentração da substância presente nos energéticos, pois há uma grande variação entre as diferentes marcas fabricantes (entre 50-505 mg). Em 250 ml do energético da marca Monster, por exemplo, podem ser encontradas 80 mg de cafeína.
Biscoitos Oreo
Oreo é uma marca de biscoitos indiscutivelmente popular desde 1912. O principal ingrediente desses lanchinhos é o cacau, que contém pequenas quantidades de cafeína. Ela está presente na receita, que apresenta 1,3 mg por biscoito, sendo que cada pacote vem com 10 unidades. Embora tenha um baixo teor de cafeína, não é bom exagerar.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o nosso portal de notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.