5 coisas que os humanos fazem e os gatos odeiam – você sabia de alguma?

Entenda os principais erros que podem afugentar o seu pet

Se você é dono de um gato, provavelmente já deve ter notado que eles são animais extremamente exigentes. Além de gostarem de carinho e atenção, existem algumas coisas que gatos detestam e que podem causar desconforto ou estresse para eles. Portanto, conheça os 5 erros mais comuns que donos de gatos cometem e que seus gatos detestam.

Evite esses erros comuns e deixe o seu gato mais feliz

Ignorar o “território” do gato

Os gatos são animais extremamente territoriais e precisam de um espaço só deles. Quando um dono ignora isso e invade o território do gato, ele pode ficar extremamente estressado e até mesmo agressivo. Por isso, é importante respeitar o espaço do seu gato e dar a ele um local seguro e confortável para descansar. Além disso, evite acordá-lo enquanto estiver dormindo.

Forçar o contato físico

Enquanto alguns gatos adoram ser acariciados, outros preferem manter distância. Portanto, forçar o contato físico pode deixar seu gato desconfortável e até mesmo irritado. Então, é importante respeitar os limites do seu gato e permitir que ele decida quando quer receber carinho. Por fim, lembre-se de que pegar no colo ou acariciar a barriga são gestos de carinho que nem todos os gatos gostam.

LEIA MAIS: Por que os gatos parecem cair sempre de pé? Entenda este mistério!

Não manter a caixa de areia limpa

Os gatos são animais extremamente higiênicos e precisam de uma caixa de areia limpa para fazer suas necessidades. Portanto, quando a caixa não é limpa regularmente, pode causar estresse e até mesmo problemas de saúde no seu gato. Então, certifique-se de limpar a caixa de areia diariamente e substituir a areia regularmente.

Utilizar cheiros fortes

Os gatos detestam cheiros fortes, eles têm um olfato muito sensível e podem ser facilmente incomodados por cheiros em geral. Alguns cheiros que podem incomodar os gatos incluem perfumes, produtos de limpeza e fumaça de cigarro. Além disso, alguns óleos essenciais, como o de menta e o de eucalipto, podem ser tóxicos para os gatos e causar problemas respiratórios e neurológicos.

Dar banho com muita frequência

É verdade que a maioria dos gatos detesta tomar banho e, por isso, é recomendável que eles não sejam banhados com frequência. Os gatos são animais extremamente limpos e se lambem constantemente para manter sua higiene em dia, por isso é importante respeitar a preferência do seu gato e evitar banhos frequentes, exceto em casos específicos.

Gostou deste conteúdo? Não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.