5 sinais comuns indicam que você está tendo um AVC – e muitos nem imaginam
O AVC pode levar ao óbito. Então, é importante ficar atento aos sintomas para se prevenir e ter menos sequelas.
O AVC, geralmente, é uma emergência médica grave. Portanto, é importante ter atenção aos sintomas que ele causa e, ao senti-los, correr para o hospital para que as chances de sequelas sejam mínimas. A seguir, saiba mais sobre esse problema e sobre quais sintomas você deve ficar atento.
O que é o AVC?
O acidente vascular cerebral (AVC) é uma emergência médica que ocorre quando o suprimento de sangue para uma parte do cérebro é interrompido ou reduzido, resultando em danos ao tecido cerebral. Existem dois tipos principais de AVC: o isquêmico e o hemorrágico. O AVC isquêmico é causado por um coágulo de sangue que bloqueia um vaso sanguíneo no cérebro, enquanto o AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo se rompe e sangra no cérebro.
Sintomas de um AVC
Existem sinais de alerta que podem aparecer antes de um AVC, e é importante estar ciente desses sintomas para procurar ajuda médica imediatamente. Os sintomas mais comuns incluem:
- Dormência ou fraqueza repentina no rosto, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo.
- Confusão repentina, dificuldade em falar ou compreender o discurso.
- Problemas de visão repentina em um ou ambos os olhos.
- Tontura súbita, perda de equilíbrio ou coordenação.
- Dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente.
LEIA MAIS: Quer turbinar seu cérebro? Veja 5 exercícios físicos para deixar sua mente mais afiada!
Alguns fatores de risco para AVC incluem:
- Idade avançada
- Histórico familiar de AVC
- Pressão arterial elevada
- Colesterol alto
- Diabetes
- Obesidade
- Sedentarismo
- Tabagismo
- Consumo excessivo de álcool
Conclusão:
Um AVC pode ser uma condição grave e é importante estar ciente dos sintomas e fatores de risco associados. Ao perceber qualquer um dos sintomas mencionados, é fundamental procurar ajuda médica imediata para minimizar os danos ao tecido cerebral e aumentar as chances de recuperação. A conscientização e o cuidado com a saúde são fundamentais para a prevenção de doenças graves como essa, por esse motivo, manter um estilo de vida saudável, com atividade física regular, dieta equilibrada e controle dos fatores de risco, pode ajudar a prevenir um AVC.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo no seu celular!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.