Descubra o real motivo por trás dos olhos verdes e azuis
Entenda o que resulta nessas colorações
Algumas características, como o cabelo, formato das sobrancelhas ou da boca, podem chamar bastante atenção em um rosto. Porém, são os olhos que acabam roubando toda a cena, sobretudo quando eles são mais claros. Ainda assim, apesar de tanta popularidade, muitos não sabem o que causa essa condição. Com isso em mente, vamos explicar logo abaixo por que algumas pessoas têm olhos verdes e azuis.
Genética
Ao contrário do que muitos pensam, a herança genética por trás da cor dos olhos não é tão simples. Na verdade, ela depende de múltiplos genes herdados pelos pais, onde essas características são divididas entre recessivas, dominantes e intermediárias.
Os cromossomos 1, 15 e 19 desempenham o papel de transmitir os genes parentais para o bebê, influenciando a hereditariedade. Quando um gene de olhos castanhos está presente, o bebê nascerá com olhos castanhos, uma vez que esse gene é dominante. Esse fenômeno é comum em grande parte da população mundial.
LEIA MAIS:
- Rejuvenesça! Evite estes 9 hábitos que aceleram o envelhecimento
- 5 exercícios incríveis e fáceis de praticar que melhoram a saúde do coração
No caso da coloração azul ou verde, por exemplo, é algo recessivo, visto que os pais precisam conter esse gene para se manifestar nos filhos. Nesse sentido, é fundamental saber quais as implicações de saúde que essas diferenças causam.
Olhos claros podem não ser tão vantajosos
Apesar de serem muito apreciados esteticamente, os olhos claros possuem algumas desvantagens em relação aos castanhos. Isso ocorre porque a melanina e a lipofuscina determinam a coloração. No entanto, eles possuem níveis menores dessas proteínas, o que pode deixar sua visão muito mais sensível à luz.
Além disso, indivíduos com olhos claros são mais suscetíveis aos danos causados pela luz solar, aumentando o risco de desenvolver doenças oculares. É interessante apontar que essa coloração pode alterar com o tempo, visto que o contato com o sol pode fazer com que eles produzam mais melanina.
Nesses casos, é fundamental tomar os cuidados necessários para evitar problemas, como o uso constante de óculos de sol, visitas frequentes ao oftalmologista e até mesmo o uso de colírios para lubrificação.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.