Clara ou gema? Descubra onde a proteína do ovo está – e outras informações úteis!
Quer saber algumas verdades e alguns mitos com relação aos ovos? Continue lendo e confira aqui alguns apontamentos!
O ovo é um alimento que frequentemente acaba sendo motivo de debate no âmbito da alimentação, da nutrição e da saúde em geral. Constituindo-se como uma ótima fonte de proteína, recheado de vitaminas do complexo B, gorduras saudáveis e mineiras, esse alimento passou a ser compreendido como um dos mais completos e saudáveis no que se refere à dieta do ser humano.
Em suma, podemos dizer que o ovo possui quase todos os nutrientes que o corpo humano necessita. Porém, mesmo sendo um alimento ótimo, existem alguns mitos e algumas verdades que circulam na internet acerca desse alimento. Se você quer entender mais sobre o ovo e como ele funciona de fato, felizmente está no lugar certo. Aqui, vamos falar um pouco sobre esse alimento e esses mitos e verdades que existem acerca dele. Continue lendo para conferir!
Alguns mitos e verdades sobre o ovo
O ovo possui algum papel no que se refere à saúde dos olhos?
Ocorre que a gema do ovo possui em sua essência os carotenoides luteína e zeaxantina. Mas o que são eles? Esses carotenoides são ótimos antioxidantes e possuem o papel de proteger os olhos da luz forte. Nesse sentido, esses carotenoides acabam ficando depositados em regiões da retina, mais conhecida como mácula, ou seja, a área responsável pela visão de fato.
Quando existe ausência desses pigmentos, a degeneração macular pode ocorrer. Isso pode ser mais forte com o passar do tempo e a idade avançada. Podemos dizer que, sim, os ovos possuem um papel na saúde dos olhos.
LEIA MAIS: Quanto tempo os ovos duram na geladeira? Veja como armazenar!
A proteína do ovo só está presente na clara?
Em suma, podemos dizer que a proteína do ovo não se encontra somente presente na clara do alimento. Na realidade, a proteína é dividida entre a gema e a clara. Nesse sentido, o ovo possui em torno de 6 g de proteína. Desses 6 g totais, cerca de 3,6 g encontram-se na clara do ovo, enquanto os outros 2,7 g restantes encontram-se na gema. Portanto, é um mito que somente a clara do ovo possui proteína.
Os ovos vermelhos são melhores do que os ovos brancos?
No supermercado ou em qualquer outro lugar, sempre existem duas variações de ovos: o branco e o vermelho. Geralmente, o ovo vermelho tende a custar mais caro do que o ovo branco. Mas qual é a diferença entre ambos? Ocorre que a coloração do ovo da galinha irá depender diretamente da raça dela.
Quando pensamos na prática, em questões nutricionais, não existe nenhum tipo de diferença na composição do alimento. A única diferença é a raça da galinha. Os fatores nutricionais mostram-se iguais. Portanto, é um mito que ovos vermelhos possuem mais nutrientes que os ovos brancos.
LEIA TAMBÉM: Como identificar ovos estragados? Veja 3 Maneiras Simples!
Existe um limite diário de consumo com relação aos ovos?
De acordo com um estudo publicado em 2023, o consumo de 2 a 3 ovos por dia aumentou significativamente o colesterol bom das pessoas, fazendo com que a luteína plasmática crescesse, melhorando diretamente a saúde dos olhos e do corpo.
Outros estudos indicam que o consumo de 1 ovo durante o dia não aumenta em nada os riscos de doenças do coração, conforme muitos acreditam. Durante muito tempo, o consumo de ovos foi associado a doenças. Porém, paulatinamente, cada pesquisa nova publicada com relação a essa temática vem desmistificando essa desconfiança.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.