Como identificar ovos estragados? Veja 3 Maneiras Simples!

Conheça as formas mais utilizadas para saber quando um ovo está podre

Não existe nada mais desagradável do que perder toda uma receita por causa de um ovo podre que você acabou acrescentando, sem perceber que ele estava estragado.

Ou pior: nada mais desconfortável do que estar com muita vontade de comer um ovo frito, e ela simplesmente desaparecer depois de sentir aquele mau odor super intenso impregnado no ambiente.

Acontece que ovos estragados, além de exalar um cheiro extremamente repugnante pela a cozinha, também causam diversos desperdícios quando a pessoa não sabe identificá-los antes de adicioná-los nas preparações.

Sendo assim, no artigo de hoje, você vai aprender quais são as melhores maneiras de saber quando um ovo está podre e evitar esses contratempos. Confira!

Por que os ovos estragados ficam com um cheiro ruim e tão forte?

O ovo estragado é um ovo que já está envelhecido e chegou à fase de ser descartado. Isto porque, ao envelhecer, o ovo fica mais alcalino, favorecendo ao desenvolvimento de microrganismos patogênicos.

3 Formas Simples De Identificar Ovos Estragados

Primeira Técnica: Chacoalhe o Ovo

Com o tempo, é normal que o ovo fique mais velho e perca a sua qualidade.

Assim, ele começa a perder o dióxido de carbono e a sua umidade.

Então, o que acontece é que o ovo estragado terá uma bolsa de ar no seu interior e uma gema e clara ressecadas. Sendo assim, quando você chacoalhar o ovo estragado, perto do seu ouvido, ele emitirá sons.

A Técnica Mais Fácil: Abrindo o Ovo

Antes de mais nada, essa segunda técnica é um pouco óbvia, porém, garantirá que você não arruine a sua comida!

É simples, consiste em sempre evitar abrir os ovos diretamente nas preparações! Sendo assim, o ideal é quebrar os ovos em um pote separado e, depois de ter certeza que eles estão frescos, transferi-los para as receitas.

Terceira Técnica: Sem Abrir O Ovo

Outra opção muito simples e eficaz é usar um copo de água. Dessa forma, é possível apontar se o ovo ainda está fresco ou se já está estragado e impróprio para consumo.

Para isso, encha um copo de água e, em seguida, mergulhe o ovo inteiro dentro. Se o ovo continuar deitado no fundo do copo, é um sinal de que ele está fresco.

No entanto, caso ele fique em pé e na metade do copo, é sinal de que ele não está fresco, mas ainda pode estar próprio para o consumo.

Por fim, se o ovo flutuar e ficar na superfície do copo, ele está velho e estragado. E por isso, o melhor é jogar fora! Mas, caso queira, você também pode quebrá-lo para conferir.

Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado