Truque simples para carregar o celular sem prejudicar a bateria; coloque em prática!
As baterias possuem ciclos de carga limitados e perdem sua eficiência com o tempo, aprenda como prolongar a vida útil delas
Aqui tem tomada? Certamente você já fez ou já presenciou alguém fazendo essa pergunta ao chegar em algum lugar. Procurar por um local para recarregar o smartphone já se tornou parte da vida moderna, afinal, ninguém quer ficar na mão quando se trata desse dispositivo eletrônico.
Logo que o aparelho é comprado, a bateria dele dura o dia inteiro (ou mais!), mas, aos poucos, com o desgaste diário, ela passa a descarregar cada vez mais rápido. Existe uma explicação simples sobre o motivo de isso acontecer, descubra-o e aprenda a carregar seu celular da forma correta para manter a bateria dele funcional por mais tempo.
Tempo de duração das baterias de lítio
A vida de uma bateria de íon-lítio é de 500 ciclos (aproximadamente 1 ano e meio). Toda vez que o seu celular é carregado de 0 a 100%, essa carga completa equivale a 1 ciclo. Por isso, quanto maior for a quantidade de ciclos completos carregados no celular, mais cedo você precisará trocá-lo; e esse é motivo pelo qual a bateria vai perdendo a capacidade com o passar do tempo.
- LEIA MAIS:
- Como funciona o carregador sem fio de celular? Saiba agora!
- Confira 4 aparelhos que consomem energia desligados
- Funções da Alexa que talvez você não conheça – e são muito úteis!
Dicas para manter a bateria funcional por mais tempo
Para prolongar a vida útil da bateria do celular, mude a forma de carregamento do aparelho. É uma técnica simples que você pode pôr em prática agora! Para retardar o esgotamento do ciclo de vida da bateria, você deve carregá-la apenas parcialmente, mas há uma faixa de carregamento ideal.
O adequado é mantê-la com carga entre 25-85%. Apesar de a bateria de lítio ser muito resistente e suportar extremos, carregar seu celular até 100% pode desgastá-la. Muitas pessoas não sabem disso e danificam a bateria do aparelho carregando-a sempre até a capacidade máxima.
Outra dica é: não deixe seu celular drenar a bateria até 0% e, quando carregá-lo, deixe até que chegue a 85%. Se preferir completar a carga, não deixe o aparelho conectado na tomada depois que ele alcançar 100%; esse período estendido pode deteriorar a bateria mais rapidamente.
Gostou deste artigo? Então, inscreva-se no site Lê Mundo para ter acesso a muitos conteúdos interessantes como este!