Como funciona o carregador sem fio de celular? Saiba agora!

Conheça a história desse aparelho que trouxe ainda mais praticidade para o nosso dia a dia

Até há um tempo atrás, os carregadores com fio eram as únicas opções para recarregar a bateria dos aparelhos eletrônicos. Com isso, os carregadores wireless ainda pareciam algo extremamente futurista ou fora da realidade. No entanto, atualmente, o ato de recarregar os dispositivos com um carregador sem fio, além de se tornar algo real e bastante acessível para muitas pessoas, é muito prático e interessante. Sendo muito útil para quem possui uma rotina super corrida.

Como foi criado o carregador sem fio?

Tudo começou quando Nikola Tesla, um inventor austríaco, entre o século XIX e XX, criou as primeiras teorias de transmissão de energia sem fios. Entretanto, nesta época, elas não foram aplicadas devidamente por causa do seu alto custo. Ficando assim restritas a pesquisas acadêmicas e protótipos.

Com isso, foi apenas no ano de 2010, que o Wireless Power Consortium desenvolveu o padrão de carregamento sem fio disponível e acessível para os aparelhos eletrônicos do mercado na atualidade.

Como funciona o carregador sem fio?

O carregador sem fio age através de uma transferência de energia que é realizada por meio de um fenômeno físico chamado de indução. Desse modo, a corrente alternada da tomada é modificada em um campo magnético.

Sendo assim, ela é conduzida do indutor da base que está conectada à tomada para o outro indutor que está conectado ao aparelho que você deseja carregar. Quanto maior for a proximidade entre os dois indutores, maior será a transferência de energia. Isso porque, ela varia com a quantidade de distância que separa os indutores.

Deste modo, é muito importante que você evite deixar o aparelho eletrônico a mais de 4 centímetros de distância da base do carregador sem fio.

Quais são as vantagens e desvantagens do carregador sem fio?

Dentre as vantagens do carregador sem fio, a maior é que você não vai precisar mais se preocupar com cabos, o que causará também menos bagunças em suas prateleiras e menos dor de cabeças com cabos danificados. Além disso, ele também costuma ter uma melhor duração, podendo também carregar diversos tipos diferentes de dispositivos, a depender do modelo.

No entanto, como desvantagens, o carregador sem fio precisa sempre estar muito próximo dos seus aparelhos para funcionar adequadamente. É também mais lento do que o carregador com fio.

Gostou deste artigo? Confira outras matérias semelhantes, aqui no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado