Organize suas finanças e mude sua mentalidade: os passos para lidar com as dívidas este ano!
Novo ano, novos planejamentos.
A Confederação Nacional dos Comerciantes (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgaram um levantamento que mostrou que, em setembro de 2022, 4 em cada 10 adultos brasileiros estavam negativados, totalizando 64,25 milhões de pessoas — um novo recorde. Esse número é resultado de vários fatores e representa um desafio para o governo que acaba de iniciar neste ano. No entanto, enquanto não soubermos como lidar com as dívidas, certamente não conseguiremos dormir em paz.
Como ter um ano livre de mais dívidas?
Na verdade, se houvesse uma fórmula mágica para se livrar das dívidas, ninguém estaria em situação de endividamento, certo? Porém, existem três etapas principais que você precisa seguir caso você já esteja endividado:
- Organize suas finanças e entenda o valor total de suas dívidas.
- Negocie com as instituições financeiras o valor de cada dívida ou a taxa de juros cobrada.
- Mude sua mentalidade para pagar suas dívidas e não cair nessa bola de neve.
Esses 3 passos devem estar sempre presentes na sua mente e fazer parte do seu dia a dia.
LEIA MAIS: Estes 5 livros vão te deixar mais inteligente e crítico; confira a lista!
Tipos de dívidas
- Dívida expressiva – dívida expressiva ou de valor é aquele tipo de dívida relacionada a um investimento, propriedade ou patrimônio, na qual é possível obter um valor monetário, mas não necessariamente sua finalidade. Algumas dívidas valiosas estão diretamente relacionadas à obtenção de um lucro ou usufruto para melhorar ou manter as condições de vida. Por exemplo, um imóvel financiado, um empreendimento que foi aberto, etc.
- Dívida sem valor – como o próprio nome sugere, não tem valor algum. São compras por impulso para satisfazer desejos momentâneos, ou, ainda, para manter um padrão de vida moderada.
LEIA TAMBÉM: Mais uma do ChatGPT! Homem publica livro em 3 dias com a ferramenta; saiba mais!
Estratégias para se livrar das dívidas
Os itens abaixo não fazem mágica para livrar uma pessoa de dívidas, mas, sem dúvidas, são essenciais para alcançar esse objetivo:
- Anote TODAS as suas despesas;
- Tenha um caderno com metas financeiras;
- Organize seu orçamento mensal;
- Corte gastos desnecessários;
- Faça uma renda extra;
- Tenha uma poupança;
- Peça ajuda ou dicas de familiares e amigos.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.