4 hábitos do seu dia a dia que acabam com os seus rins e você não sabia
Os rins são órgãos muito importantes para o nosso corpo. E existem alguns hábitos que podem danificá-los.
Os rins removem todos os resíduos tóxicos presentes na circulação sanguínea do nosso corpo. Por isso, são órgãos muito importantes para que nosso corpo funcione de maneira correta e saudável. Porém, existem alguns costumes do nosso dia a dia que podem prejudicá-los. Por isso, confira em nossa lista quais são os costumes que prejudicam os rins.
4 hábitos do seu dia a dia que acabam com seus rins
Não beber muita água
A água ajuda a diluir as substâncias presentes na urina, tornando-a menos concentrada e facilitando o trabalho dos rins na sua eliminação. Portanto, quando não ingerimos água em quantidade suficiente, a urina se torna mais concentrada, o que pode levar à formação de cristais e pedras nesses órgãos. Essas pedras podem causar dor intensa e obstruir o fluxo de urina, prejudicando ainda mais a função renal.
LEIA MAIS: Aumentar o peso ou fazer mais repetições? Afinal, qual o melhor treino?
Ingerir muito sódio
Uma das consequências do consumo excessivo de sódio, é o aumento da pressão arterial. Isso porque, ele tem a capacidade de reter água no organismo, o que resulta em um maior volume sanguíneo e, consequentemente, nesse aumento da pressão. A hipertensão arterial crônica coloca uma pressão adicional nos rins, danificando os vasos sanguíneos e afetando a capacidade de filtração renal.
Tomar medicações com frequência
Primeiro, alguns medicamentos podem ser tóxicos para os rins quando tomados em doses acima do recomendado. Por exemplo, analgésicos como a aspirina.
Outros, como alguns antibióticos e medicamentos antirretrovirais, também podem afetar a função renal. Além disso, alguns remédios têm efeito diurético, o que aumenta a produção de urina e, consequentemente, a eliminação de líquidos do organismo. Isso pode resultar em desequilíbrios eletrolíticos e desidratação.
LEIA MAIS: Beber água antes ou depois da refeição? Veja qual é o melhor!
Ingerir muita bebida alcoólica
Por ser diurético, o álcool aumenta a produção de urina. Esse aumento pode levar à desidratação, já que a bebida alcoólica estimula a eliminação de líquidos do organismo. A desidratação resultante da ingestão excessiva da bebida, pode danificar a função dos rins, uma vez que eles precisam de água adequada para realizar suas atividades de filtragem e excreção de resíduos.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.