Durma como um bebê! 5 Dicas para aumentar sua produção de melatonina!
A melatonina é o hormônio responsável pelo sono. Confira aqui como aumentar esse hormônio e ter uma noite de sono melhor!
Uma produção maior de melatonina pode influenciar diretamente em uma noite de sono melhor. Isso porque a melatonina é necessária para que as pessoas possam dormir tranquilamente.
Para aqueles que não sabem, a melatonina é um hormônio do sono, produzido pela glândula pineal do cérebro em reação à ausência de luz. Essa produção ocorre quando o sol começa a ir embora e a noite chega. Nesse momento, os níveis de melatonina sobem visivelmente, dando sinais para o nosso corpo que está chegando o momento de descansar.
Com isso, a melatonina se espalha pela corrente sanguínea, e interage diretamente com os receptores cerebrais para poder diminuir a atividade nervosa, promovendo uma sensação de relaxamento. No entanto, se você está com dificuldade para dormir nos últimos dias, este artigo pode te ajudar. Isso porque existem algumas maneiras de aumentar a produção de melatonina e, consequentemente, melhorar a qualidade do seu sono. Veja-as a seguir!
Confira 5 dicas para aumentar a produção de melatonina
Diminua o consumo de café
Muitas pessoas reclamam de não conseguir dormir direito durante a noite. No entanto, geralmente elas costumam beber uma quantidade significativa de café no dia a dia. Assim, é preciso deixar claro que o consumo de cafeína, ainda mais em períodos próximos à noite, pode causar danos ao seu sono, piorando a qualidade dele.
Desse modo, se você quer dormir melhor à noite, é preciso evitar o consumo de bebidas que contenham cafeína depois do horário do almoço, por exemplo.
LEIA MAIS: O seu padrão de sono pode explicar as suas habilidades especiais – Confira!
Pegue mais luz solar
Em suma, tomar no mínimo 15 minutos de luz solar pela manhã pode te ajudar a regular a produção de melatonina. Isso porque, com a exposição à luz solar, os níveis desse hormônio no seu corpo durante o dia diminuirão, fazendo com que você se sinta mais disposto. E, quando o sol se pôr, você começará a produzir muito mais melatonina, tendo uma noite de sono melhor consequentemente.
Coma mais alimentos ricos em magnésio
O magnésio é um nutriente que possui um papel importante na desaceleração da atividade cerebral no período da noite. Deste modo, alimentos como amêndoas, abacates, sementes de abóbora e vegetais verdes podem ajudar na melhora do seu sono. Assim, fazer a ingestão desses alimentos perto do horário de dormir pode ser benéfico nessa questão.
LEIA MAIS: Quanto tempo o abacate dura na geladeira? Veja como preservá-lo por mais tempo!
Tente dormir em um quarto completamente escuro
Como já dito, quando não ficamos expostos à luz solar, ou a qualquer outro tipo de luz, nosso corpo começa a produzir mais melatonina automaticamente. Considerando essa informação, dormir em um quarto completamente escuro irá melhorar a qualidade do seu sono, pois o seu corpo passará a produzir mais melatonina devido à ausência de luz.
Tente reduzir o seu tempo na frente das telas durante a noite
Muitas pessoas possuem o dia a dia cheio de tarefas, como trabalho, cursos, academia, faculdade, etc. Nesse sentido, à noite, muitas delas costumam ficar muito tempo mexendo no celular, no computador ou até mesmo assistindo à televisão, e acabam indo dormir tarde por conta disso.
No entanto, os comprimentos de onda azul e branco expelidos por esses dispositivos podem afetar a produção de melatonina. Portanto, evite ficar “preso” nas telas à noite, evitando-as até pelo menos uma hora antes de ir dormir. Isso pode melhorar muito a qualidade do seu sono.
Gostou deste artigo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para ficar por dentro das novidades!