Quanto tempo o abacate dura na geladeira? Veja como preservá-lo por mais tempo!

Os abacates nem sempre são consumidos de uma única vez, então confira a durabilidade dele e como prolongá-la

Os abacates são frutas nativas do México e fazem parte de diversas culinárias ao redor mundo. Graças à sua versatilidade, estão presentes em inúmeras receitas, como guacamole, vitaminas, torradas, entre outras. Trata-se de uma fruta com sabor suave, nem doce, nem salgado, além de ser bastante carnuda. Essa última característica faz com que o abacate nem sempre seja consumido em uma única vez e uma de suas metades acabe na geladeira.

Tempo de conservação do abacate na geladeira

O abacate dura, em média, de três a quatro dias na geladeira, mas o período de validade depende da forma como ela é acondicionada. Assim, é comum que o abacate fique marrom após um tempo na geladeira, devido ao processo de oxidação.

Para evitar que isso ocorra, enrole a fruta em filme plástico para diminuir a exposição ao ar e mantê-la fresca por mais tempo. Outra dica é pingar gotas de limão na superfície cortada, porque, dessa forma, ele funciona como uma barreira que será oxidada no lugar do abacate, aumentando o tempo de conservação.

Os sinais de que o abacate está estragado são o mau cheiro ou quando começa a crescer bolor, que é diferente da cor marrom resultante da oxidação. Em vez disso, aparece um micro-organismo branco e felpudo que cresce na superfície do abacate.

LEIA MAIS:

Como aumentar a durabilidade do abacate?

Além das ótimas dicas de utilizar limão e filme plástico para aumentar o tempo de conservação do abacate, você também pode deixá-lo, já cortado pela metade, em um recipiente fechado com água dentro da geladeira. Essa técnica vai evitar que ele fique marrom e fazer com que dure pelo menos mais dois dias.

Se o abacate estiver muito maduro, mas você não tem intenção de comê-lo nos próximos dias, coloque-o no congelador! As baixas temperaturas vão diminuir o processo de amadurecimento ou apodrecimento, prolongando o momento de consumo da fruta.

Gostou deste artigo? Então, inscreva-se no site Lê Mundo para ter acesso a muitos conteúdos interessantes como este!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado