Veja 3 dicas para que as suas maçãs não escureçam e durem por muito mais tempo!

Aprenda 3 técnicas simples e rápidas de conservar a maçã

A maçã é bastante saborosa, sendo uma fruta muito versátil, utilizada para fazer geleias, doces, tortas, e é claro, comer in natura para um saboroso lanche. Entretanto, ela possui uma importante desvantagem, que é escurecer com facilidade após ser cortada. Por esse motivo, te ensinaremos hoje como guardar maçã cortada, sem perder a sua cor, sabor e textura!

Por que a maçã escurece?

Essa reação é conhecida como escurecimento enzimático. Dessa forma, uma enzima localizada na fruta, ao entrar contato com o oxigênio produz um escurecimento da região.

Porém, pode ficar tranquilo, pois o escurecimento enzimático não significa que está a sua fruta está estragada e não traz nenhum prejuízo para a saúde.

Entretanto, o aroma, o sabor e a textura da fruta podem ser alterados com o escurecimento, o que não é desejado. Por isso confira abaixo como evitar que a sua maçã escureça!

Como guardar maçã cortada

Use sal para guardar a maçã cortada

Pode parecer estranho misturar um pouco de sal a uma fruta, entretanto pode ficar tranquilo que ele não irá salgar a maçã.

Para isso, basta colocar a maçã cortada em um pote com aproximadamente 4 xícaras de água, acrescentar meia colher de chá de sal e deixar a maçã submersa por cerca de 5 minutos.

Dessa forma, as enzimas presentes na superfície da fruta irão se desnaturar pela concentração de sal, impedindo a sua ação. Depois, basta secar bem a fruta e armazená-la na geladeira.

LEIA MAIS:

Use limão

O limão contém ácido cítrico, um ácido fraco que, ao contato com as enzimas da maçã, impedem a ação de oxidação.

Dessa forma, você pode facilmente realizar uma mistura de água com o suco de meio limão e manter a maçã submersa por até 5 minutos.

Logo após, é só retirar a fruta, secá-las utilizando um papel toalha, e manter sobre refrigeração em um recipiente fechado ou saco para alimentos.

Use gelo

Dentre as opções, o gelo é a única alternativa que não irá destruir as enzimas, e sim retardar a sua ação, pois o frio lentifica o processo de oxidação.

Para isso, na hora de guardar, coloque a maçã em um recipiente com água e algumas pedras de gelo, em seguida, deixe a fruta em um local mais frio da geladeira, e utilize em alguns dias. Se preferir, deixe-a no congelador que ela irá durar por muito mais tempo!

Para ler mais notícias como essa, confira o nosso site Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado