Por que as baterias descarregam sozinhas? Veja como minimizar esse efeito!

Você já reparou que as baterias costumam descarregar sozinhas? Você sabe qual é o motivo para isso? Confira aqui!

É muito comum uma pessoa carregar um smartphone ou tablet até 100% e, mesmo sem utilizá-los, a carga diminuir gradualmente até se esgotar. Para provar isso, inclusive, você pode fazer esse experimento: carregue um aparelho, deixe-o com 100% de carga e depois guarde-o em uma gaveta. Ao passar alguns dias, irá perceber que ele terá perdido carga e, dependendo do tempo que ficou lá, pode ter desligado.

Com o passar do tempo, todas as baterias tendem a perder carga. No entanto, antes de explicarmos porque isso ocorre, é importante destacar que as baterias, por mais que possuam características diferentes, apresentam algo em comum: todas se baseiam em um conceito da física, ou seja, a energia, mais especificamente o armazenamento dela.

Como funcionam as baterias?

Podemos dizer que as baterias são um grande milagre tecnológico. Afinal, com a sua descoberta, seres humanos conseguiram armazenar energia por meio de um contêiner compacto e acessá-la quando quiserem. Porém, em suma, a energia não quer ficar presa em apenas um lugar, ela sempre quer encontrar o equilíbrio.

LEIA MAIS: Como funciona o carregador sem fio de celular? Saiba agora!

Por que as baterias descarregam?

Se você possui mais de um dispositivo com bateria em casa, deve ter percebido que eles descarregam de formas diferentes. Ou seja, nem todas as baterias são fabricadas do mesmo modo ou possuem a mesma potência e capacidade de conservação de energia.

Além disso, é importante enfatizar que todas as baterias sofrem com um processo de autodescarga, um efeito colateral do seu design e um processo que as leis da física, que governam todo o universo, preveem.

A maioria das pessoas tem contato mais frequente com baterias de íons de lítio. Isso porque esse modelo é comumente utilizado em smartphones, smartwatches, tablets, laptops, câmeras, drones, alto-falantes, etc. Ainda, essas baterias também são encontradas com frequência em carros elétricos ou motos. As baterias de íons de lítio são as que possuem a menor taxa de autodescarga, sendo de 2-3% por mês.

LEIA TAMBÉM: Funções da Alexa que talvez você não conheça – e são muito úteis!

Como desacelerar a perda da bateria?

É importante deixar claro que é impossível impedir a descarga de uma bateria por completo. No entanto, existe um passo simples que você pode fazer em qualquer tipo de bateria para tentar segurar o máximo de carga possível: mantê-la em um ambiente frio. Obviamente, isso não é um motivo para você colocar a sua bateria dentro de um freezer. Se você fizer isso, o freezer pode causar sérios danos aos circuitos internos avançados encontrados nas baterias.

Uma das coisas que você pode fazer é começar a armazenar seus dispositivos que possuem baterias em um lugar mais frio, com ar-condicionado, por exemplo. Ainda, também é possível afastar seus eletrônicos de lugares quentes ou que tenham muita exposição solar.

Se suas baterias não estão segurando tanta carga quanto costumavam, existem duas causas fundamentais para isso. A primeira é que a sua bateria já atingiu a quantidade máxima de recarga. Por exemplo, em smartphones, isso costuma acontecer depois de um ano e meio de uso. Já a segunda é que seus dispositivos podem estar sendo armazenados em um lugar quente, o que acaba roubando a energia da bateria.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado