Posso reutilizar óleo de cozinha? Veja uma forma de economizar muito

A saúde das pessoas pode sofrer muito quando se reutiliza o óleo já utilizado para fritar alguns alimentos.

O óleo de cozinha é um item indispensável, porém que sofreu bastante influência da inflação nos últimos anos, o que o deixou bem caro. Dito isso, muitas pessoas optam por reutilizar esse óleo para fazer novas frituras, algo que os especialistas condenam fortemente. A seguir, você confere se deve ou não reutilizar óleo de cozinha, confira!

Reutilizar óleo de cozinha traz riscos à saúde

Pode ser bastante tentador reutilizar o óleo de cozinha para economizar no item. Entretanto, é preciso ter em mente que são muitas as implicações dessa prática à saúde. Isso porque ao reutilizar o óleo há a formação de polímeros gordurosos. Em consequência, haverá um aumento considerável na chance de desenvolver problemas cardiovasculares.

Em consequência, as pessoas também poderão desenvolver uma série de outros problemas, como é o caso da má-digestão. Afinal, se a fritura regular em óleo novo consegue trazer muita dor de estômago, esse sintoma será intensificado quando o óleo for mais antigo. O que explica o porquê de muita gente sentir dores intensas de estômago após comer fritura na rua.

Ademais, diversos estudos já comprovam que o aumento de toxinas no óleo velho pode trazer uma consequência gravíssima, que é a maior probabilidade de surgimento de células cancerígenas. Outros motivos podem facilmente entrar na lista, como a contribuição para o quadro de obesidade, ou o surgimento de mais bactérias no óleo quando reutilizado.

LEIA MAIS: 5 motivos para consumir chá de orégano na sua rotina – Veja os benefícios!

É possível economizar no óleo?

Tendo em vista a questão do uso do óleo recorrente a um preço um pouco saudável, podemos pensar numa forma de economizar o produto? Sim, tem! Por exemplo, você pode usar um pincel para untar na frigideira em que você fará a fritura para espalhar bem o óleo. Isso porque geralmente não é preciso recorrer às grandes quantidades para realizar frituras.

Ademais, você pode optar por abandonar o uso de óleo ao longo prazo. Isso porque atualmente já existem diversos equipamentos que podemos utilizar para realizar “frituras” sem que haja óleo. Além do benefício econômico, essa alternativa também irá cooperar muito para trazer saúde para você e sua família.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar“✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.