5 partes do nosso corpo das quais não precisamos mais

Entre as partes "dispensáveis" mais conhecidas estão os músculos da orelha e o apêndice no sistema digestivo.

A maioria das pessoas costuma pensar que o corpo humano foi criado de forma completa e que cada parte exerce uma função. Em grande parte, isso faz bastante sentido. Porém, em outros casos, podemos dizer que existem, sim, partes do corpo que são dispensáveis. Para os cientistas, essas partes são vestígios do nosso passado evolutivo, entenda.

As partes “dispensáveis” do corpo

Chamamos de “vestígios evolutivos” as partes do corpo que, há milênios, exerciam uma função no corpo do ser humano. Porém, com o passar do tempo e a mudança de ambiente em que a espécie viveu, essas partes já não exercem função tão importante assim. A seguir, veremos os exemplos mais famosos de vestígios evolutivos. Confira:

Sisos

Sabe aquele dente que te deu um trabalhão quando começou a nascer e você precisou ir ao dentista? Esses são os sisos que muita gente acredita servir apenas para trazer dor para nós. Mas a verdade é que esses dentes, os terceiros molares, serviam muito para os nossos antepassados triturarem alimentos.

Leia mais: Hábitos japoneses para aplicar no seu dia a dia e atingir a felicidade

Músculos da orelha

Logo abaixo do couro cabeludo, existem músculos cuja principal responsabilidade é movimentar a parte externa da orelha. No entanto, pouquíssimas pessoas conseguem controlar essa parte, e ela já não é mais necessária.

Terceira pálpebra

No cantinho do nosso olho, existe uma pálpebra da cor da pele que parece muito com aquela que muitos animais têm. No caso dos demais animais, essa terceira pálpebra segue a função de lubrificar os olhos e protegê-los, mas nos seres humanos ela não é mais necessária. Assim, é apenas vestígio da evolução.

Leia mais: Afinal, o correto é alongar antes do treino ou depois? Entenda!

Apêndice

Aqui vai um vestígio evolutivo bastante controverso: o apêndice. Para muitos, ele é apenas um vestígio daquilo que o ser humano já não precisou: uma parte do sistema digestivo muito útil para digerir folhas com bastante celulose e que hoje não serve mais. Porém, novas pesquisas indicam que o apêndice tenha importância para preservar bactérias no sistema digestivo.

Músculos responsáveis por arrepiar os pelos

Quando o ser humano era um caçador, o arrepio na pele era muito importante para deixá-lo com um aspecto maior e mais intimidador para os adversários. Isso ainda acontece em diversos outros animais. No entanto, essa função já não é mais necessária.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.