Novo aplicativo detecta sinais de AVC em tempo real e pode salvar vidas

Aplicativo usa inteligência artificial para identificar os primeiros sinais de alerta.

Um novo aplicativo chamado FAST.AI foi desenvolvido para detectar os sintomas iniciais de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) através de inteligência artificial. O software é capaz de reconhecer assimetria facial e fraqueza nos braços, auxiliando na busca rápida por atendimento de saúde. Conheça mais sobre esse novo aplicativo para detectar sinais de AVC.

Sobre o FAST.AI

FAST.AI é um aplicativo para smartphone totalmente automatizado para detecção de AVC grave usando algoritmos de machine learning para reconhecer assimetria facial (queda dos músculos do rosto), fraqueza do braço e alterações da fala — todos sintomas comuns de AVC. O aplicativo ainda está em desenvolvimento e não está disponível ao público.

Mas como o aplicativo funciona? O FAST.AI utiliza um vídeo facial do paciente para examinar 68 pontos de referência faciais, sensores que mensuram o movimento e a orientação do braço, e gravações de voz que detectam alterações na fala. A informação de cada teste é enviada para um servidor de base de dados para análise.

LEIA MAIS: 5 chás medicinais para eliminar os gases intestinais; veja a lista!

Resultados promissores na fase de testes

Os investigadores validaram o desempenho do FAST.AI testando quase 270 pacientes com um diagnóstico de AVC agudo nas 72 horas seguintes à admissão hospitalar em quatro grandes centros metropolitanos na Bulgária. Os neurologistas que examinaram os pacientes testaram o aplicativo e depois compararam os resultados do FAST.AI com as suas manifestações clínicas.

Os resultados da análise foram:

  • O aplicativo detectou com precisão a assimetria facial associada ao AVC em quase 100% dos pacientes.
  • O aplicativo detectou com precisão a fraqueza do braço em mais de dois terços dos casos.
  • Embora o módulo de detecção de fala ainda não tenha sido totalmente validado e testado, as análises preliminares confirmaram que pode detectar de forma segura a fala arrastada, de acordo com os pesquisadores.

LEIA MAIS: 5 chás medicinais para eliminar os gases intestinais; veja a lista!

FAST.AI aumenta as chances de recuperação total

As vítimas de acidentes vasculares cerebrais respondem melhor quando tratadas nas três primeiras horas após o AVC. Nesse período, elas podem receber medicamentos que quebram os coágulos e fazem com que o oxigênio chegue ao cérebro, aumentando as chances de recuperação total.

Um aplicativo como FAST.AI pode reduzir o tempo entre o AVC e o tratamento, melhorando o seu resultado ou até salvando a vida das pessoas. Especialistas na área esperam que essa tecnologia possa ajudar a educar as pessoas e encorajar a busca por cuidados médicos de emergência mais rapidamente.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado