5 aves que não voam: Conheça quais são elas!

Algumas delas existem há milhares de anos.

Ainda não se sabe exatamente o motivo de existirem aves que não voam. No entanto, algumas hipóteses sugerem que talvez seja pelo fato das características dos locais em que elas surgiram. Muitos pesquisadores acreditam que as primeiras aves não voadoras podem ter sido originadas em regiões isoladas ou bem afastadas do resto do mundo. Logo, elas não tinham inimigos predadores e não havia a necessidade de voarem para se proteger.

Desde então, à medida em que as coisas foram evoluindo ao longo dos anos, essas aves foram perdendo a habilidade de voar. Sendo assim, conheça quais são as aves que não voam.

6 Aves que não voam

Avestruz

Aves que não voam: Avestruz
Avestruz

Conhecido por ser a maior ave que não voa, o avestruz é natural do continente africano. Considerado a ave mais pesada do mundo, ele pode chegar a pesar 180 quilos. Contudo, apesar da sua incapacidade em voar, o avestruz desenvolveu uma velocidade surpreendente na hora de correr, podendo chegar até mesmo a 90 km/hora.

LEIA MAIS: 6 alimentos que cachorro não pode comer – Confira!

Kiwi

Aves que não voam: Kiwi
Kiwi

Diferente do avestruz, o kiwi é uma ave pequena, o equivalente ao tamanho de uma galinha. Atualmente, existem 5 espécies desta ave e todas elas são endêmicas da região da Nova Zelândia. Uma das principais características do kiwi é que ele possui asas bem pequenas que quase não dá para ver.

Ema

Aves que não voam: Ema
Ema

Muito parecida com o avestruz, a ema é uma ave não voadora que vive na América do Sul e se alimenta de insetos, répteis e sementes. Ela também desenvolveu a incrível capacidade de correr, chegando a alcançar até 80 km/h. No entanto, apesar de ter dificuldade em saltar, a ave se adapta bem em ambientes aquáticos e é uma ótima nadadora.

Pinguim

Aves que não voam: Pinguim
Pinguim

Pertencentes à família dos Spheniciformes, o pinguim é um tipo de ave que engloba até 18 espécies espalhadas pelas ilhas Galápagos e pelo hemisfério norte. Apesar de não conseguir voar, ele é um ótimo nadador e tem a habilidade de acumular ar por volta das suas plumas, o que te possibilita a sair da água com muita rapidez quando eles precisam voltar para a terra firme.

Pato-vapor-cinzento

Aves que não voam: Pato-vapor-cinzento
Pato-vapor-cinzento

Apesar de grande parte das espécies de patos voarem, o pato-vapor-cinzento é um tipo de ave não voadora. Ele vive na América do Sul, principalmente na região da Terra do Fogo. No entanto, é um ótimo nadador e prefere passar a maior parte da sua vida dentro da água.

Gostou deste artigo? Confira outras matérias semelhantes, aqui no Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado