Bafômetro no celular: será que seu smartphone dirá se você está bêbado?
O bafômetro no celular é real? É possível? Bebida e trânsito nunca deram certo, isso é fato. Por isso, existem leis para evitar acidentes
A cada dia, a tecnologia nos surpreende com novos produtos e serviços, além do aprimoramento dos já existentes. Cientistas e pesquisadores dedicam anos ao desenvolvimento de objetos que certamente mudarão o rumo da humanidade.
Um exemplo disso é a incerteza que surge: dispositivo de verificação de álcool no celular, é real?
Dispositivo portátil para verificação de álcool, falso ou real?
Misturar álcool e direção é extremamente perigoso, tanto que em diversos países existem leis rigorosas para impedir que pessoas sob efeito de álcool dirijam, colocando em risco muitas vidas.
Para verificar se a concentração de álcool no organismo está excessivamente alta, os desenvolvedores criaram um aplicativo para iPhone e Android. Trata-se de uma inteligência artificial que utiliza a voz e os movimentos para identificar a porcentagem de álcool no organismo.
LEIA MAIS:4 atividades que ajudam a prevenir a perda de memória – Conheça!
Como isso funciona?
Cientistas realizaram um estudo com pessoas de 22 a 43 anos. Os voluntários consumiram cerca de 30ml de destilado em 1 hora. O teste requer a conexão do celular com o aplicativo. Durante o teste, o celular é colocado na cintura de cada voluntário para detectar a precisão dos movimentos, passos e voz.
Ao observar a alteração na fala e no caminhar, é possível estimar a porcentagem de álcool ingerida. O aplicativo é uma ferramenta para auxiliar na saúde pública, já que cerca de 90% dos acidentes de trânsito estão relacionados ao consumo de álcool.
LEIA MAIS: Dicas rápidas para liberar espaço na memória do seu celular – Aprenda!
Assim, dependendo do resultado, serão fornecidas orientações sobre o consumo moderado de álcool, além de sugestões de ingestão de água e alimentos que auxiliam na eliminação mais rápida do álcool do corpo.
Por enquanto, o estudo é uma prova de conceito que abre caminho para pesquisas mais avançadas utilizando smartphones para identificar comportamentos fora do padrão. Nos próximos testes, o planejamento é que as pessoas mantenham os celulares nas mãos e bolsos, ao ser o lugar onde as pessoas mais transportam o aparelho.
Ficou interessado neste conteúdo? Então, não deixe de conferir todas as novidades acessando o site do Lê Mundo!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.