Barulhos ‘invisíveis’: 7 sons que nossos ouvidos não conseguem ouvir!
A audição proporciona ao ser humano sensações incríveis, mas não são todos os sons da natureza que conseguimos ouvir.
Apesar de sermos agraciados com o sentido da audição, um dos mais maravilhosos que possuímos, não somos capazes de ouvir todos os sons que a natureza produz. Nos satisfazemos com a música, o som do mar, dos animais, das árvores e até mesmo com o som da voz de outras pessoas.
No entanto, existem muitos outros sons que poderíamos perceber se nosso corpo fosse capaz. Conseguimos detectar sons até a faixa de 20.000 hertz; portanto, sons com frequência maior que essa são inaudíveis para nós. O mesmo vale para aqueles sons abaixo de 20 hertz, que representam a faixa mínima que conseguimos ouvir.
Muitos animais são capazes de detectar sons que não podemos, e por isso, às vezes, parece que nossos animais de estimação sabem de coisas que nós desconhecemos! Já imaginou o que são essas coisas?
LEIA MAIS: Conheça a ‘árvore da morte’, a mais perigosa do mundo
A seguir, apresentamos alguns exemplos de sons que você não pode ouvir, mas que existem na natureza. Confira!
O som das baleias
As baleias emitem sons graves e infrassônicos que as ajudam a sobreviver. Estes sons representam a forma como elas se comunicam através do oceano, uma vez que podem ser percebidos mesmo a grandes distâncias sob a água.
O som dos elefantes
Os elefantes emitem sons na faixa de 1 a 20 hertz, considerados infrassônicos. Eles utilizam esses sons para demarcar território e para se comunicar com a família, no entanto, nós, humanos, somos incapazes de ouvi-los.
O som das cachoeiras
Você consegue ouvir o som da queda d’água, um ruído muitas vezes considerado relaxante, além de admirar a beleza desse fenômeno da natureza. No entanto, você não conseguirá ouvir um som que varia entre 5 e 20 hertz que as cachoeiras emitem. Esse som pode ser percebido pelos pássaros e auxilia-os durante a migração.
O som dos relâmpagos
Você conhece os relâmpagos pela luz que emitem. Contudo, não consegue ouvir seu real som. Quando acompanhados de trovões, você ouve um estrondo, mas os relâmpagos produzem outro som, que varia entre a faixa de 0,1 a 20 hertz.
LEIA TAMBÉM: Qual é a melhor hora para você ir dormir segundo a ciência?
O som dos apitos para cães
A audição dos cães é muito mais sensível que a nossa, permitindo que eles ouçam sons entre -5 e -15 decibéis. Eles também conseguem detectar sons de até 45.000 hertz, bem mais do que nossa capacidade auditiva permite.
O som dos vulcões
Quando entram em erupção, os vulcões provocam pressões no ar que se transformam em som infrassônico. Cientistas conseguem monitorar esses sons com estações próximas, mas o ouvido humano não consegue captar a faixa em que eles são emitidos.
Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo Lê Mundo para acessar mais matérias como esta!
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.