Por que energéticos podem dar sono? Saiba a causa desse efeito!
Você sabia que as bebidas energéticas podem sim causar sono nas pessoas? Entenda por que isso acaba ocorrendo!
Bebidas energéticas foram confeccionadas para as pessoas fazerem sua ingestão quando necessitam manter-se acordadas, por exemplo, uma vez que são chamadas de bebidas energéticas, não é mesmo? Que concede mais energia. Além disso, essas bebidas são feitas para melhorar também o desempenho físico, tornando as pessoas mais alertas e animadas. No entanto, pode acontecer de você tomar uma bebida energética e simplesmente ficar ainda mais cansado do que você já estava. Isso já aconteceu com você? Por que os energéticos às vezes te dão sono?
Na realidade, acontece com mais frequência do que você imagina. Confira aqui os motivos pelos quais você acaba ficando mais cansado e com sono após fazer a ingestão de energéticos!
Por que energéticos podem dar sono?
A adenosina
De fato, as bebidas energéticas, geralmente, carregam na sua fórmula uma quantidade significativa de cafeína. Em vista disso, a cafeína é responsável por bloquear os receptores de adenosina, mas isso ocorre de forma temporária. Em vista disso, a adenosina continua sendo gerada no seu sistema o tempo todo, enquanto nos encontramos acordados.
Desse modo, quando os efeitos da cafeína passam, automaticamente, você começa a sentir também os efeitos de toda a adenosina que foi gerada em seu sistema, o que acaba consequentemente gerando aquela sensação de cansaço e sono. Não obstante, é importante deixar claro que algumas pesquisas nessa área apontam que quem consome cafeína com uma frequência alta e em altas quantidades, acabam produzindo mais adenosina e, por consequência, acabam ficando mais cansados.
LEIA MAIS: Se o café dá energia, por que sinto sono após uma xícara
Você possivelmente deve ter se tornado resistente à cafeína.
De fato, na medida em que aumentamos o consumo de algo, a tendência é sempre criar resistência àquele determinado produto. Ou seja, se você estava acostumado a aguentar o turno da noite somente tomando uma latinha de energético, por exemplo, com o passar do tempo a sua resistência a cafeína vai aumentando, então você passa a precisar de mais de uma lata e assim sucessivamente.
Em síntese, o corpo passa a acostumar-se com quantidades significativas de cafeína de forma diária, precisando, portanto, sempre demais devido à resistência que acaba criando-se acerca dessa substância. Além disso, é importante deixar claro que essa dependência pode ser súbita, uma vez que pesquisas apontam que a tolerância à cafeína pode ocorrer entre três a cinco dias de uso regular dessas substâncias.
Você está passando por um processo de abstinência!
Quando estamos presenciando sintomas de abstinência de cafeína, um dos principais sintomas é a fadiga. Portanto, se você está acostumado a fazer ingestão de quantidades altas de cafeína diariamente, caso você passe a não consumir a quantidade que você está acostumado, automaticamente, você começará a ficar sonolento devido aos sintomas de abstinência dessa substância. Em síntese, nem é preciso cortar a cafeína completamente para ter esses sintomas, basta começar a consumir uma marca de bebida energética que possui menos cafeína que a anterior.
LEIA MAIS: Está sempre cansado e com sono? Veja as 3 principais causas!
Queda do açúcar no seu organismo.
Não é novidade para ninguém que os energéticos contêm uma quantidade significativa de açúcar em sua composição. Em vista disso, depois que você faz o consumo de uma dessas bebidas, a explosão de energia tende a durar algo em cerca de 30 a 60 minutos. No entanto, depois desse Boom de energia, o açúcar no seu sangue passa a diminuir, fazendo com que você se sinta cansado, causando diretamente irritação acerca de situações distintas, dificuldade de concentração, sono, etc.
As bebidas energéticas podem sim atrapalhar sua noite de sono!
De fato, as bebidas energéticas podem sim atrapalhar seu sono diretamente. Recentemente, um estudo conseguiu descobrir que a alta ingestão de cafeína possui 1,9 vezes mais chances de causar dificuldade para dormir e 1,8 vezes mais chances de gerar um cansaço grande durante o turno da manhã.
Desse modo, como a cafeína impede diretamente a adenosina de fazer o seu trabalho no sistema, facilmente você pode acabar ficando não sonolento na hora de dormir, atrapalhando completamente a sua noite de sono.
Gostou deste conteúdo? Continue explorando o Lê Mundo para conferir mais curiosidades como esta!