3 Razões para incluir a Chlorella no seu cardápio hoje mesmo!

Você sabia que a Chlorella possui muitos benefícios para a nossa saúde? Confira aqui quais são esses benefícios!

Você já ouviu falar na Chlorella? A Chlorella é um gênero de algas que se desenvolvem em água doce, possuem coloração verde e são unicelulares. Nesse sentido, há mais de 30 espécies distintas. No entanto, existem dois tipos, a Chlorella vulgaris e Chlorella pyrenoidosa, sendo comumente utilizadas em pesquisas.

Não obstante, como a Chlorella possui uma parede celular muito dura e os seres humanos não conseguem fazer a sua digestão, as pessoas geralmente a utilizam como um suplemento para poder colher os benefícios que ela traz.

Além de servir como suplemento nutricional, a Chlorella também atua como um tipo de combustível de biodiesel. Desse modo, de acordo com alguns estudos sobre essa alga, é possível perceber que ela tem muitos benefícios para a saúde das pessoas. Se você quer saber quais são eles, confira a seguir!

3 Benefícios da Chlorella

É muito nutritiva

De fato, muitas pessoas ainda não sabem disso, mas a Chlorella possui um impressionante perfil nutricional. Inclusive, esse valor nutricional levou muitos a chamá-la de super comida. Nesse sentido, mesmo que seu teor de nutrientes dependa das suas condições de crescimento, das espécies utilizadas e de como os suplementos são processados, é evidente que essa alga possui diversos nutrientes benéficos para os seres humanos. Veja alguns deles:

  • Proteína: a Chlorella é composta de 50 a 60% proteína. De fato, elas são uma fonte ótima de proteína, o que significa que contêm os nove aminoácidos essenciais.
  • Vitamina B12: algumas variedades de Chlorella também podem conter vitamina B12, porém mais estudos são necessários para comprovar essa afirmação.
  • Ferro e vitamina C: a Chlorella pode ser uma boa fonte de ferro. De fato, dependendo do suplemento utilizado, ela pode fornecer entre 6 e 40% de sua necessidade diária, sendo também uma excelente fonte de vitamina C, que atua diretamente na absorção do ferro.
  • Outros antioxidantes: essas minúsculas células verdes fornecem uma ampla gama de antioxidantes.
  • Outras vitaminas e minerais: a Chlorella pode fornecer quantidades boas de magnésio, zinco, cobre, potássio, cálcio, ácido fólico e vitamina B.

LEIA MAIS:

Pode auxiliar na melhora do colesterol

De acordo com diversos estudos publicados, os suplementos de Chlorella podem atuar diretamente na redução do colesterol. Nesse sentido, pesquisas apontam que tomar de 5 a 10 gramas de Chlorella de forma diária pode reduzir o colesterol total, o colesterol LDL, e os triglicérides em pessoas que possuam pressão alta ou colesterol ligeiramente elevado. Além disso, é importante deixar claro que a Chlorella possui conteúdos que podem melhorar os níveis lipídicos da seguinte forma:

  • Niacina: uma vitamina B conhecida por diminuir o colesterol;
  • Fibra: um agente que auxilia na redução do colesterol;
  • Carotenoides: são apontados por reduzirem naturalmente o colesterol;
  • Antioxidantes: ajudam a prevenir a oxidação do colesterol LDL, conhecido por contribuir para doenças cardíacas.

Atua como antioxidante

A Chlorella contém diversos compostos que são considerados antioxidantes, incluindo a vitamina C, o betacaroteno, o licopeno e a luteína. Nesse sentido, esses antioxidantes podem auxiliar diretamente no combate a doenças crônicas.

Inclusive, alguns testes feitos com essas substâncias mostraram que elas conseguem reduzir a produção de produtos de glicação avançada (AGEs), responsáveis por impulsionar muitas complicações do diabetes.

Além disso, outro estudo feito com seres humanos também demonstrou que os suplementos de Chlorella conseguem aumentar os níveis de antioxidantes em fumantes crônicos, grupo que possui muito mais riscos de danos oxidativos.

Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado