5 Benefícios da Spirulina para sua saúde que você não conhecia!
A espirulina está entre os suplementos mais populares do mundo. Entenda os benefícios de consumi-la!
Atualmente, a spirulina está entre os suplementos mais populares do mundo. Esse suplemento é carregado de vários nutrientes e antioxidantes, que possuem a capacidade de beneficiar o corpo e o cérebro. Ainda, é importante destacar que esses benefícios possuem evidências comprovadas. Se você ainda não conhece as vantagens da spirulina, continue lendo este artigo. Confira aqui!
5 Benefícios da Supirulina para sua saúde
Possui poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias
É fato que danos oxidativos podem prejudicar o seu DNA e as suas células. Esse dano pode gerar uma inflamação crônica, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de câncer e outras doenças. No entanto, a espirulina é uma ótima fonte de antioxidantes, que podem protegê-lo diretamente contra os danos oxidativos.
Além disso, seu principal componente ativo chama-se ficocianina. Essa substância antioxidante também dá à espirulina sua característica cor azul-esverdeada. Desse modo, a ficocianina pode combater radicais livres e inibir a produção de moléculas de sinalização inflamatória, proporcionando diretamente o efeito antioxidante e anti-inflamatório.
Protege do colesterol LDL ruim da oxidação
As estruturas gorduras do nosso corpo estão sujeitas a danos oxidativos. Esse processo é conhecido como peroxidação lipídica, um fator agravante em muitas doenças. Um exemplo desses problemas causados pela oxidação é o desenvolvimento de doenças cardíacas por intermédio do colesterol LDL, o colesterol ruim.
Nesse sentido, de acordo com um estudo feito com 37 pessoas que possuem diabetes do tipo 2, 8 gramas de espirulina por dia conseguiram reduzir significativamente os marcadores de dano oxidativo. Além disso, também aumentaram os níveis de enzimas antioxidantes no sangue.
Possui propriedades anticancerígenas
De acordo com algumas evidências, sugere-se que a espirulina possui propriedades anticancerígenas. Nesse sentido, algumas pesquisas feitas em animais indicam que ela pode acabar reduzindo a ocorrência de câncer e o tamanho de tumores. Nessa perspectiva, um estudo também analisou 87 indivíduos que residiam na índia e possuíam lesões pré-cancerosas na boca, chamadas de fibrose submucosa oral (FSO).
Entre os sujeitos que tomaram 1 grama da espirulina por dia durante um ano, 45% conseguiram ver suas lesões desaparecerem, em detrimento dos 7% que estavam no grupo de controle. No entanto, após essas pessoas terminarem de tomar a espirulina, quase metade desenvolveu as lesões novamente no ano seguinte.
Ainda acerca das lesões FSO, outro estudo feito com 40 pacientes mostrou que 1 grama de espirulina por dia fez com que ocorresse uma melhoria maior em relação aos seus sintomas do que a droga pentoxifilina, também utilizada em tratamentos.
LEIA MAIS:
- Benefícios da cerveja preta que irão te fazer tomá-la hoje mesmo!
- Heróis ou Vilões? Veja os benefícios e malefícios dos adoçantes artificiais!
Atua na redução da pressão arterial
A pressão alta é uma das principais razões para doenças graves, incluindo ataques cardíacos, derrames e doenças renais crônicas. Nesse sentido, mesmo que 1 grama de espirulina não seja eficaz, uma dose de, em média, 4,5 gramas por dia, vem demonstrando potencial na redução da pressão arterial de algumas pessoas.
Além disso, muitos cientistas acreditam que essa redução é impulsionada por um aumento na produção de óxido nítrico, uma molécula de sinalização que ajuda os vasos sanguíneos relaxarem e dilatarem.
Pode ser eficaz no combate à anemia
Hoje, existem muitas formas de anemias distintas. No entanto, a mais comum caracteriza-se pela redução da hemoglobina e dos glóbulos vermelhos no sangue. A anemia é bem comum entre os idosos, causando sintomas como fraqueza e fadiga prolongada.
Desse modo, em um estudo realizado com 40 idosos que possuíam um histórico de anemia, os suplementos de espirulina aumentaram o teor de hemoglobina dos glóbulos vermelhos, melhorando diretamente a função imunológica. Vale lembrar, contudo, que esse é somente um estudo, sendo necessário, portanto, mais pesquisas para entender e comprovar essa eficácia.
Gostou deste artigo? Então continue navegando pelo Lê Mundo para conferir mais conteúdos como este!