Amar faz bem? 5 benefícios do amor comprovados pela ciência!

De acordo com alguns estudos, o amor pode proporcionar benefícios às pessoas. Confira aqui quais são eles!

Embora muitas pessoas passem a vida em busca do amor, é um sentimento difícil de ser alcançado e explicado em sua essência. Podemos entendê-lo como um sentimento de carinho e afeto por outras pessoas, desenvolvido por aqueles que possuem a capacidade de amar.

Embora o significado do amor possa variar de acordo com diferentes culturas e épocas, a palavra em si deriva do latim e se refere a um sentimento de afeto, paixão e desejo. Assim, o amor, em suas diversas manifestações, tem sido associado a vários benefícios, tanto mentais como físicos, para as pessoas. Continue lendo para conhecer alguns desses benefícios comprovados pela ciência.

5 benefícios do amor comprovados pela ciência

O amor pode levar a uma diminuição na pressão arterial

Em suma, podemos dizer que o amor genuíno, o amor verdadeiro, é algo que produz a sensação natural de bem-estar, o que consequentemente diminui o estresse na vida, significativamente. Nesse sentido, de acordo com um estudo feito no ano de 2018 e publicado na revista Annals of Behavioral Medicine, os pesquisadores examinaram a pressão arterial de pessoas que estavam apaixonadas e de pessoas que não estavam nesse estado emocional. Aqueles que estavam apaixonados apresentavam uma pressão arterial mais baixa.

LEIA MAIS: Os signos que terão mais chances de encontrar um amor este ano

Melhora a qualidade do sono

Um estudo realizado na Universidade de Minnesota descobriu que ter uma experiência positiva com o amor pode levar a um sono de melhor qualidade. A pesquisa envolveu 112 participantes e concluiu que aqueles que experimentaram amor positivamente aos 23 anos apresentaram melhor qualidade de sono aos 37 anos.

Pode fazer as pessoas viverem mais

De acordo com um estudo feito no ano de 2017 e publicado na revista American Psychologist, os pesquisadores descobriram que as pessoas que possuem um relacionamento feliz possuem risco de mortalidade por distintas causas menor que o padrão, uma taxa 49% menor em relação às pessoas que não possuem um relacionamento feliz. Segundo os pesquisadores, esse aumento de longevidade está atribuído ao fato de os parceiros se apoiarem em dietas mais saudáveis, por exemplo.

LEIA MAIS: Os conselhos amorosos para cada signo ter muita sorte no AMOR em 2023

O amor pode melhorar a saúde cardiovascular

Em um estudo realizado em mês de março de 2015 e publicado no JAMA Internal Medicine, os pesquisadores queriam descobrir se os casais estariam mais propensos a mudanças de hábitos, como o ato de deixar de fumar, por exemplo. Conforme apontam os resultados desses estudos, a maioria das pessoas começou a fazer atividade física depois que o parceiro resolveu apoiá-las no processo.

O amor pode reduzir a intensidade da dor

Um estudo realizado na Escola de Medicina da Universidade de Stanford identificou as áreas do cérebro que são ativadas pela sensação do amor e de outras drogas, mostrando uma sobreposição em relação a outras áreas. Isso significa que, quando alguém está apaixonado, é menos provável que pense em eventos tristes em comparação com aqueles que não estão apaixonados. O estudo coletou dados por meio do uso de simuladores térmicos controlados por computador.

Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.

Deixe Uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado